Uma criança com TDAH tem dificuldades na aprendizagem. Se ela sempre passou de ano com boas notas pode aparecer depois de 4 anos escolares?
você está falando de uma criança que teve boas notas durante 4 anos escolares e agora sente dificuldades no estudar? Você não está descrevendo estas dificuldades mas fala de TDAH. Nem toda dificuldade de estudar é TDAH. Aliás, dificuldade em estudar acontece quando a criança se sente perturbada, quando as tarefas são pesadas demais para ela combiná-las com a vida que ela tem, mil fatores podem jogar para ela mudar de desempenho na escola. TDAH é a última explicação que eu procuraria. Inclusive porquê não é uma explicação mas é só uma descrição do comportamento. Explica nada. O fato de médicos e até professores acharem que explica, não nos ajuda.
A descrição de comportamenteo que se chama de TDAH é usada para prescrever produtos químicos para a criança se calmar. Mas esta atitude de um médico traz vários perigos e prejuizos para a criança: ela vai se achar diferente das outras, ela vai sempre viver com a impressão que é um caso psiquiátrico, ela vai perder o pique na vida (pois é este o objetivo do calmante químico, e ela pode ficar desinteressada pois sabe que está "doente" mesmo.)
Entre as causas que fazem que uma criança, mesmo boa na escola anteriormente, pode não mais dar conta da escola quero mencionar as seguintes. Mas é primordial perguntar a criança mesma, porquê só ela sabe.
Todos nos precisamos de sono suficiente cada noite. Isto é mais importante ainda para crianças, pois o cérebro jovem, ainda em desenvolvimento rápido -- precisa de mais sono profundo para arrumar as experiências do dia -- e outras anteriores -- em memória. Se este processo é perturbado, a criança fica com os nervos curtos, precisa sonhar durante o ensino, anda com a atenção dividida o dia todo. Para garantir o sono da criança, o ideal é que ela durma sozinha. Ela não pode ter televisão no quarto nem computador, pois as telas lhe servem de droga. Ela pode recorrer à TV e aos jogos de computador para se dopar, ou seja, para aliviar a sua carga emocional exagerada. Outro fator importante é o comportamento dos adultos em casa. Eles precisam falar com a criança frequentemente e principalmente escutá-la. Se os adultos brigam muito entre elas, não se pode esperar que a criança esteja feliz e estudando com interesse. Um terceiro fator importante é o desenvolvimento da sexualidade. Ele igualmente depende do comportamento dos adultos. Se os adultos mentem muito sobre a sua própria sexualidade, a criança perde a confiança no bom andamento deste mundo. Infelizmente, em muitas famílias a sexualidade é o tema no. 1, normalmente em termos de proibição, ou seja, a interdição do tema é enfatizada de maneira que ela deixa transparecer a sua omnipresença. Uma vida sexual saudável acontece sem falar o tempo todo dela. Onde se fala dela, ainda em termos de "pecado", ela não é saudável. A criança que escuta não vai saber o que fazer com a sexualidade dela. Uma vida sexual saudável de uma criança é difícil. Ela se masturba e ela começa a paqueirar parceiras ou parceiros possíveis da idade dela. Assim ela aprende a lidar com o desejo nos moldes que a sociedade tem a lhe oferecer. São menos do que ela imagina que seja possível. Esta perda, que na psicanálise se chama de "castração" simbólica lhe custa nervos. Os adultos deveriam levar isto em consideração e criar as condições para a criança descansar corretamente todas as noites e para ela encontrar outras crianças regularmente, brincar o tempo suficiente e ter o espaço dela para viver e estudar sozinha.
Espero que estes aspetos sejam úteis para você.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]