Depressão e ansiedade são a mesma coisa?
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
São diferentes:
Ansiedade - Uma sensação desagradável, inquietação, sensação de pressa, urgência. É algo que está presente no desenvolvimento normal do ser humano, nas mudanças e nas experiências novas e inéditas. Pode ser um distúrbio quando ela ocorre em momentos que não se justificam ou quando é tão intensa ou duradoura que acaba interferindo com as atividades normais do indivíduo
A ansiedade é hoje um dos principais problemas gerados pela vida agitada e estressante nas grandes cidades
Depressão - É uma doença do organismo como um todo, comprometendo o físico, o humor e o pensamento. A forma de ver e sentir a realidade ficam alterados, modificando as emoções, a disposição, a alimentação, sono, até mesmo como se sente em relação a si mesmo.
A depressão tem sintomas variados, que vão desde uma tristeza leve, pensamentos negativa até as alterações da sensação corporal. É muito importante distinguir de forma assertiva a diferença entre uma tristeza e depressão, para que possa ter um tratamento eficiente.
Um abraço
Luciana Kotaka
Graduação em Filosofia e Psicologia. Formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos...
i
Depressão é agressividade/energia vital reprimida que, quando orientada contra si mesmo, orienta para o suicídio; É tristeza reprimida. Depressão é um estado de vibração negativa da mente e, entramos nesta faixa vibratória por alguns motivos: Apego material, Não aceitação de nossa situação em relação a tudo e a todos, Ansiedade, Inconformismo, Descrença, Desamor, Rancor, estado de não perdão, desânimo, baixa-estima... Estes sentimentos negativos são alimentos para o nosso “orgulho”. Estas emoções desconexas acabam por massacrar e adoecer o “eu espírito” que, consequentemente, passa para o físico. Esses transtornos nos visitam primeiramente no campo energético de acordo com nossos pensamentos e vibrações, e, se não nos tratarmos devidamente de dentro para fora, atingem o nosso corpo material.
Ansiedade é uma sensação difusa, que se manifesta através de diversos sintomas como medos, ameaças e estresse, Falta de ar, Taquicardia, Nervosismo, Suores, Problemas digestivos (prisão de ventre, enjoos, gases), Fome exagerada (gula), Sentimento exagerado de irritação, Ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, como modo de aliviar as tensões., Choque entre exigências conflitantes, Mania de perfeição, Impulsos autodestrutivos, Medo exagerado de magoar os outros, Medo das críticas, Medo de errar, Autocrítica exagerada e destrutiva, Preocupações excessivas, Sentimentos de inveja, Auto imagem ilusória. Os sintomas físicos da ansiedade indicam que seu emocional não está bem. Portanto, não adianta apenas tratar os sintomas físicos, mas as causas emocionais que geram esta ansiedade.
Graduado em Medicina pela UNIFESP, é médico credenciado pelo Hospital Albert Einstein e diretor técnico de saúde do Hosp...
i
São processos distintos. Podemos entretanto encontrar sintomas de ansiedade em quadros depressivos, como encontrar sintomas depressivos em quadros ansiosos; talvez daí venha a confusão, pois de certa forma os sintomas se superpõe.
Ansiedade tem a ver com expectativa, com espera - ansiar por algo, esperar por algo
Já depressão corresponde à falta de energia física e mental- de uma maneira simplista.
Psicoterapeuta com Experiência no Tratamento de Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Distúrbios alim...
i
Apesar da Depressão e da Ansiedade serem doenças que afetam o Sistema Nervoso e são tratadas com ajuda psiquiátrica e psicológica, são doenças distintas entre si.
A ansiedade é uma sensação muito forte de excitação do sistema nervoso central. Freqüentemente se confunde com o medo. Já a depressão é o resultado de uma alteração da ação de neurotransmissores no cérebro, na comunicação entre as células cerebrais, os neurônios, causando um desequilíbrio químico-fisiológico, que em geral causa apatia na pessoa e humor não reativo a estímulos agradáveis e negativismo. Apenas em alguns casos graves e raros de depressão ocorre a agitação motora e em casos que a depressão é psicótica, ocorrem delírios.
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
Depressão e Ansiedade são diagnósticos diferentes e requerem olhar e tratamento diferentes, também.
A Ansiedade é algo natural e necessário no organismo. A ansiedade serve para nos impulsionar para diversas e diferentes atividades na vida, desde o acordar, levantar da cama, também para comer, trabalhar, praticar esportes, se divertir e até dormir. Porém, quando a ansiedade se encontra intensa ou em nível elevado, pode gerar diversos desconfortos na vida da pessoa. Como descontroles nas atividades, normalmente chama a atenção o excesso, comer demais, beber muito, trabalhar demasiadamente, medo de não conseguir concluir as coisas e por isso não relaxar. Estas atividades em excesso ou descontroladas são sintomas de um quadro ansioso intenso, que também pode gerar reações sintomaticas de mal estar, suores, tremores, taquicardia, dores de cabeça, insomnia, diarréias, entre tantos outros sintomas.
Ja, a Depressão normalmente está relacionada a uma ausencia de movimentos ansiosos. É um quadro onde os impulsos ansiosos estão recolhidos ou possuem pouca força para se manifestar e assim a pessoa apresenta imensa dificuldade em realizar suas atividades, desde as mais simples como sair da cama e tomar banho. Apresenta forte quadro de desânimo, diferente de uma simples tristeza, não é necessário uma causa externa para ficar desolado, melancólico e chorar. Seus sintomas são muito abrangentes, e podem ser refletidos fisicamente através de mal estares, ou emocionalmente através de movimentos reclusos e falta de prazer nas atividades ou até mesmo com a vida.É um diagnostico muito difícil de ser aceito pela maioria da pessoas (pacientes e familiares), pois normalmente acabam sempre comparando com tristezas e decepções do dia a dia e acreditam que os sintomas ou o grau do quadro está relacionado com vontade de querer ou não querer. E é quando estão equivocados. Para lidar com a Depressão não basta realizer atividades que faça bem a outras pessoas, é preciso tratamento medicamentosos e psicologico para aprender lidar.
Ambos os diagnósticos precisam de tratamento psicológico e psiquiátrico e possuem diferentes causas, desde genéticas até mesmo emocionais e sociais.
Espero ter ajudado
Atenciosamente
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Não são a mesma coisa, porém podem acontecer juntas. Uma pessoa pode sofrer de depressão e também de ansiedade.
A depressão pode ser caracterizada de três maneiras: leve, moderada ou grave.
O paciente apresenta um humor rebaixado, sentimento de tristeza, algumas pessoas relatam angústia, sentimento de culpa, mal estar, pouca energia física e mental, e também apresenta diminuição da atividade e realização. A pessoa que sofre de depressão sente dificuldade de sentir-se bem e ter prazer nas atividades comuns do dia a dia, ou mesmo, algo que antes era muito prazeroso, com a doença a pessoa sente dificuldade para realizar. É comum dentro do quadro haver perda do interesse para a maioria das coisas. Há uma diminuição significativa da capacidade de concentração, atenção e foco. Observam-se também problemas do sono (muito ou pouco sono) e diminuição do apetite. A autoestima e da autoconfiança ficam comprometidas.
A ansiedade, ânsia ou nervosismo se define de outra maneira com relação a depressão. Nesse caso, não há baixa de energia, é exatamente ao contrário, a pessoas tem dificuldade de controlar-se emocionalmente. As sensações são físicas e emocionais. No corpo se percebe sensações desagradáveis, tais como: nó na garganta, dor no estômago, coração acelerado, medo intenso, aperto no peito, transpiração curta ou mesmo dificuldade de respirar e falta de ar, etc. O pensamento fica alterado, a pessoa, tem dificuldade de se concentrar e pensar de forma adequada.
Tanto a depressão quanto a ansiedade têm tratamento e merecem atenção.
O calor deixa as pessoas mais estressadas?
O calor tende a deixar as pessoas mais estressadas por causa da liberação de um hormônio chamado cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. Esse hormônio, inclusive, pode gerar incômodo tanto em dias de calor, quanto nos de frio extremo.O ho...
[ Continuar lendo ]Pode usar absorvente íntimo durante os exercícios?
Sim, é possível usar absorvente íntimo durante os exercícios. No entanto, a escolha entre absorvente interno, absorvente externo ou coletor menstrual dependerá das preferências pessoais e do nível de conforto de cada mulher.Em geral, absorventes...
[ Continuar lendo ]Sinto ciúmes do meu amigo, devo conversar sobre isso?
Se pararmos pra pensar, na vida, acabamos escolhendo, para ficar mais próximas da gente, aquelas pessoas que a gente gosta de conversar. Não é diferente com os amigos. Analise quem são seus amigos e porque eles são seus amigos. A resposta não é outra...
[ Continuar lendo ]