Antidepressivos administrados em doses menores que a ideal podem demorar pra fazer efeito ou perder a eficácia e os sintomas podem voltar?
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado em Psiquiatria. Doutor e...
i
Quase todos os antidepressivos têm doses mínimas e máximas para ser administrados. As doses mínimas são aquelas necessárias para fazer efeito na maioria das pessoas e as doses máximas são aquelas acima das quais o remédio não teria mais efeito (ou seja, mesmo aumentando a dose ele não seria mais eficaz) ou poderia ser tóxico.
Uma medicação que foge um pouco a esta regra é a sertralina que, aparentemente, pode ser aumentada muito e o efeito é proporcional à dose, mesmo em quantidades muito elevadas.
Deve-se evitar administrar doses abaixo das mínimas porque a probabilidade de ser eficaz é baixa. Uma exceção são pessoas muito idosas ou debilitadas, nas quais, mesmo que se chegue à dose mínima, por vezes se inicia com doses menores, para observar a reação do organismo.
A resposta para sua pergunta é positiva. Se as doses forem menores que a ideal, podem demorar mais para ter efeito, os sintomas têm maior probabilidade de voltar e pode nem haver um restabelecimento completo.
Deve-se iniciar, de modo geral, um antidepressivo na dose mínima eficaz e, aos poucos, deve ser aumentado, até se atingir o controle total da depressão (ou da ansiedade). A velocidade e a dose do aumento só podem ser determinados pelo psiquiatra (e vão depender de cada pessoa, sua idade, seu sexo, outras doenças associadas etc.). Habitualmente, os aumentos são feitos a cada 2 ou 3 semanas, se não tiver havido melhora, se tiver havido melhora mas ela tiver estacionado ou, em casos graves, se houver melhora mas ela for muito lenta.
Assim, habitualmente, se necessário, após cerca de um e meio a dois meses se chega nas doses máximas e, se não houver um controle adequado da depressão ou um bom ritmo de melhora, acrescentam-se outros antidepressivos, estabilizadores de humor ou é feita uma troca por um antidepressivo mais potente.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]