Queria saber a diferença entre transtorno e sindrome de panico. e outra coisa: é normal ter uma crise de ansiedade sem motivo algum?
Sou graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, possuo especialização em Psicoterapia Psicanalítica...
i
O termo transtorno mental é utilizado para melhor descrever qualquer anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica e/ou mental. Na psicologia ou psiquiatria é preferível falar em transtornos e nunca doença, isso porque poucos quadros clínicos mentais apresentam todas as características de uma doença no sentido tradicional do termo, ou seja, o conhecimento exato dos mecanismos envolvidos e suas causas explícitas.
O importante é entender o sintoma, assim quando um profissional de saúde, quer seja ele, um médico, enfermeiro, psicólogo, dentista, terapeuta ocupacional faz o histórico do paciente, busca-se examina-lo à procura de sintomas que caracterizam uma determinada doença, solicitando-se exames conforme sua hipótese diagnóstica, com o objetivo de chegar a um diagnóstico e a partir daí propor um tratamento adequado.
Portanto síndrome é conjunto de sintomas, ex.Síndrome do pânico que engloba sensação de desmaio, insegurança, medo dentro outros sintomas, já o transtorno pode ser descrito como uma perturbação, incômodo.
A ansiedade está presente no desenvolvimento normal do ser humano, nas mudanças e nas experiências novas e inéditas. Porém quando a ansiedade se torna excessiva, pode ser classificada como transtorno de ansiedade. Em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual, o que leva a um bloqueio do aprendizado e com isso não interfere não no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social, e leva o indivíduo a ficar sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira.
Diante do exposto o recomendável é a procura de uma avaliação psicológica, bem como psiquiátrica.
Psicóloga Clínica, formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, Especializanda em Transtorno Global do Desenvolvimento,...
i
A Síndrome é uma condição que se caracteriza por vários sinais e sintomas com certa relação entre si, mas apresenta certas variações importantes, no transtorno os sinais e sintomas já tem seus critérios diagnósticos, tais como tempo de duração, fatores causais, forma de tratamento definidos. Isso serve para todos, sindromes e transtornos, seja ele pânico, ansiedade, alimentar, etc. Com relação a ansiedade, a crise de ansiedade não é "sem motivo algum", você pode não identificar o motivo, mas com certeza ele existe.Se você tem tido as crises de ansiedade e não consegue saber suas causas, procure um psicólogo Cognitivo-Comportamental, ele lhe ajudará a esclarecer.
Não podemos nos conformar em sofrer. Se a pessoa teve crise é por algum motivo e ter crise é triste, pois é uma reação que só aumenta os problemas. Não temos porque também passarmos por esse tipo de situação sozinho. Procure ajuda profissional.
Graduado em psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná, com formação em EMDR pelo Instituto Ibero America, na área e...
i
Transtorno é utilizado para descrever qualquer anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica e/ou mental, assim como transtorno de humor, de ansiedade, alimentar, de impulso.
A palavra síndrome é derivada do grego (syndromé = reunião, concurso), reunião de sinais e sintomas provocados por um mesmo mecanismo e depende de causas diversas. Em outras palavras, a síndrome não é uma doença, mas sim uma condição médica. Esta condição também recebe o nome de síndroma ou síndromo.
Mas o termo utilizado é crise ou ataque que se caracteriza, geralmente, pelo surgimento e término abruptos, então o termo: Crises de Pânico - são intensas crises de ansiedade, nas quais ocorre importante descarga do sistema nervoso autonômico, produzindo sintomas como: taquicardia, sudorese, tremores, dispneia, náuseas, fogachos, formigamentos em membros e lábios. Nas crises intensas, as pessoas podem experimentar diversos graus de despersonalização: sensação da cabeça ficar leve, do corpo ficar estranho, sensação de perda de controle ... além de um medo de infarto, de morrer, de enlouquecer. As crises são de início abruptas, chegam ao pico de cinco a dez minutos e de curta duração, raramente duram mais de meia-hora. geralmente desencadeadas por determinadas condições: aglomerados humanos, túneis ou congestionamentos, situações de ameaça.
O "sem motivo algum", relatado por ti, pode ser uma mensagem subliminar não percebida de forma inconsciente.
Atenciosamente,
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]