Uma vez fui no ps e o medico me deu uma injeção de haldol,passei mal depois disso tenho medo de medicos e remedios,o que faço?
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Sinto muito por essa situação. Imagino que não tenha sido fácil. Porém, vamos entender alguns pontos:
- se vc foi ao ps estava passando mal, certo?
- como saber se o que fez mal foi a injeção de baldo ou o quadro da doença diagnosticada para esse tratamento?
Após esse fato em si, qual tratamento você fez? Se passou mal e foi ao hospital algo estava acontecendo com você. E você já se curou do que havia? Ou o medo faz parte desse quadro em questão?
Difícil falar de medo sem entender o quadro completo. O melhor é que você busque ajuda profissional para um tratamento adequado com diagnóstico completo do que você tem.
De qualquer maneira, falei sobre medo e cura. Mas lembre-se: algo aconteceu para ir ao ps, e isso merece atenção e tratamento.
Todo medo é um sinal de alerta, mas nem sempre esse sistema interno de proteção está adequadamente ajustado. Sentir medo, pavor, aversão ou desconforto servem para nos proteger, guiar e evitar acidentes ou problemas maiores. Entretanto, não é sempre que há um perigo real e com isso, o medo está ali na forma de proteção sem necessidade, em excesso e desajustado.
O segredo não é controlar o medo, tentar ser mais forte que ele, mas entender a associação entre os fatos interno ou externos que lhe preocupam para poder desassociar o sentimento de medo.
No seu caso, você falou que sente medo de médico e remédios, mas mais do que isso, exatamente, o que você está sendo agora? Qual o diagnóstico e prognóstico? O que pontualmente lhe causa pavor? É importante compreender os fatores que desencadeiam o mal estar. Esse pavor, por exemplo, pode estar associado, a altura, a falar em público, a água, a andar de carro ou voar de avião, são muitas as queixas que as pessoas relatam sobre o medo. A dificuldade pode estar em não entender a razão do medo. Mas isso não é de fato o mais importante. Alguns pensamentos ou ambientes diferentes provocam uma movimentação interna de pânico e horror. Com isso, a respiracao altera, o corpo fica tenso e a emoção sem controle.
Lembre-se que o medo é a associação de algo negativo (mal estar mental e físico) com alguma coisa que desencadeia esse processo. Você pode ter associado o medo e mal estar com alguma atividade, ação ou pessoa, sendo que para outros, no seu lugar, compreendem de modo diferente toda essa dinâmica e podem até mesmo se sentirem livre e associar isso tudo ao prazer.
Vou dar um exemplo concreto para explicar melhor o que estou dizendo até agora de forma mais técnica: vou falar de quem tem medo de dirigir. É o medo associado ao carro. Para uns o carro é liberdade, prazer e solução para ir e vir rapidamente. Para outros o carro é um terror, um sofrimento, pois há uma associação de emoções negativas. Se você aprende a dissociar, e isso é mais fácil que se controlar, então, não sentirá mais medo.
A fantasia envolvida em quem sente medo é que algo fará mal e com isso terá alguma tipo de de proteção ao evitar o objeto ou situação fóbica, e uma das maneiras de se afastar de algo é sentindo medo. Afinal, o medo parece poderoso e forte. Isso faz parte de uma fantasia. O medo é saudável quando não interfere no bem estar diário e realmente nos protege do perigo real.
No meu site curadalma você encontra meu livro: O Segredo Para Vencer o Medo, dou várias dicas e orientações para você se livrar de vez do medo e viver bem sem ele. Durante o tratamento psicológico, você aprenderá técnicas de dissociacao e formas de bem viver a vida em plena harmonia. Com técnicas de pnl, hipnose e emdr, o medo pode ser curado.
O processo é curto e com algumas etapas bem marcadas:
- entender o medo e suas intenções de proteção;
- dissociar o medo de algo que não realmente perigoso;
- treinar novas formas de pensamento e ação.
Você poderá livrar-se de vez do pavor que está sentindo. Curando o medo o bem estar vem para você. Sentir-se curado e livre é um prazer sem fim.
Sucesso e até breve!
Sou formada pela Universidade Guarulhos, atuo em Psicologia Clínica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Utili...
i
Possivelmente você passou por algum processo doloroso ou que lhe perturbou a fim de desenvolver algum tipo de medo ou até mesmo pânico. É importante buscar ajuda psicológica para poder "destravar" e conseguir ter uma qualidade de vida melhor sem medos e podendo cuidar de você quando houver necessidade de médicos e medicações.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]