Tenho sofrido com crises de ansiedade e medo de ferir pessoas próximas, o que seria esse tipo de acontecimento?
Sou graduada pela Fundação Educacional de Bauru, há 40 anos. Psicóloga, psicoterapeuta clínica na abordagem cognitiva co...
i
Ansiedade não é doença.
Trata-se de uma reação fisiológica, acionada pelo Sistema Nervoso, que tem como função nos deixar em alerta diante de um desafio ameaçador e para qual decisão devemos tomar: “lutar ou fugir”.
Diferente de Expectativa, que é um conjunto de boas sensações, que percebemos quando estamos diante de uma situação nova, agradável, encorajadora.
Ataque ou Crise de Ansiedade é o que ocorre quando temos um acúmulo de sensações de Ansiedade, todos os sintomas praticamente ao mesmo tempo, diante de um desafio, que é ou parece ser ameaçador.
A freqüência desses ataques, merece uma atenção maior.
Buscar ajuda, pode reduzir o desconforto que esses ataques causam.
É importante diferenciar o Ataque de Ansiedade da Síndrome do Pânico, porque não falo apenas de rótulos, mas de diagnósticos, que vão definir a conduta que a Psicoterapia vai ter, a melhor escolha para o tratamento a ser adotado.
Uma técnica que vem colaborando para minimizar os efeitos devastadores da Síndrome do Pânico é a ACALME-SE, adaptada para o brasileiro pelo Prof Bernard Range - UFRJ.
A.C.A.L.M.E.S.E
A - aceite a ansiedade.
A intolerância, aumenta os sintomas da Ansiedade, consequentemente, a intolerância às sensações da ansiedade agravam os sintomas.
C - contemple o que está ao seu redor.
Ao sentir que os sintomas aumentam, volte-se para fora, descreva o que vê ao redor - estar super atento às sensações vai super ativar o SN, aumentar as sensações que percebe como perigosas e não são. São desagradáveis, desconfortável, porém não são perigosas. Você não é a Ansiedade, você está ansioso.
Observe o exterior e relate para si, a paisagem, os carros. Não resista, apenas tire o foco.
A - siga agindo, mesmo com ansiedade se manifestando.
Mesmo com ela, não evite, não fuja. Se fizer isso haverá um alivio imediato, mas não haverá ganho. Continue a fazer o que deve fazer. Faça mais devagar, mais atento, mas não paralise, não fuja, nossa proposta é romper com as respostas antigas de paralisação e fuga.
L - libere ar dos seus pulmões.
Durante um ataque de ansiedade ou pânico, a respiração fica mais curta, rápida, no tórax.
Aqui o Sistema Nervoso Simpático ativa mais ansiedade. Precisamos ativar o Sistema Nervoso Para Simpático, responsável pelo relaxamento. Devemos respirar, 1º expandindo o abdome, com o ar entrando pela boca, contando até três; 2º segurando o ar, contando até três e 3º contraindo o abdome, liberando o ar pela boca, contando até seis. Liberar o ar sem assoprar. Libere o ar dos pulmões 10 vezes
M - mantenha os passos anteriores.
Exercite-se com o que aprendeu e praticou até aqui.
E - examine os pensamentos.
Esteja mais atento ao diálogo interno e questione a veracidade e utilidade dos pensamentos, buscando pensamentos mais adaptativos. Faça check up e descarte possibilidades de doenças físicas. Lembre-se que mais medo irracional e não desmascarado, a consequência será mais mal estar, evitação e fuga. Registre seus pensamentos automáticos.
S - sorria, porque você está se aplicando.
Você chegou até aqui, reconheça pequenas melhoras, evite o perfeccionismo que não valoriza detalhes. Identifique a superação e se parabenize.
E - espere o futuro com aceitação.
Deixe a fixação no futuro com pensamentos ameaçadores por que isso não te permite desfrutar o presente. A proposta é romper com esse condicionamento.
Tente fazer isso sozinho, mas se os sintomas persistirem, busque ajuda.
A Ansiedade vem sendo associada à falta de Habilidade Social e esse medo de ferir pessoas próximas, chama a atenção para a uma muito provável falta de Habilidade Social.
É importante que você pense e organize o que tem a dizer e faça isso com as palavras certas, para a pessoa certa, no melhor momento.
Isso se chama Assertividade e é algo que você precisa decidir desenvolver.
Não vai acontecer de uma hora para a outra, porque você praticou condutas passivas ou agressivas, até hoje.
Ser Assertivo começa com sua escolha, depois a intenção de praticar em cada oportunidade.
Não há garantia de que a reação dessas pessoas próximas reagirão da maneira que você espera, mas se você conseguir expressar suas opiniões, defender seus direitos, argumentar em defesa própria, discordar com educação, tudo isso com respeito e gentileza, a probabilidade de você regular sua ansiedade vai aumentar muito.
Vamos praticar?
Sou formada pela Universidade Guarulhos, atuo em Psicologia Clínica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Utili...
i
A ansiedade pode descontrolar uma pessoa a ponto de ocorrer uma agressão ou até mesmo a auto-agressão.Você precisa procurar seu médico para que ele avalie seu caso. É importante saber se você foi diagnosticado, se faz algum tipo de tratamento ou deveria fazer, há quanto tempo tem este e outros sintomas, verificar se o sintoma é da ansiedade ou se existe uma comorbidade, ou seja, outra ou outras doenças ao mesmo tempo.Somente avaliando todos os pontos é possível explicar o que seria este acontecimento corretamente.
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Existem muitas causas para alguém desenvolver respostas de ansiedade e formas diferentes de curar a ansiedade. Você também fala de medo, que faz parte do quadro. A ideia de ferir pessoas, normalmente, está ligado a um descontrole das expressões. Quem não consegue falar o que pensa de forma ordenada e objetiva, muitas vezes, acaba por sofrer com ideias "equivocadas" de agressão.
Aproveito para falar mais sobre o tema para que você possa escolher melhores ideias para se ajudar no processo de cura. Para poder acabar e tratar a ansiedade é importante não só entender o que é, mas como isso afeta sua vida diretamente, pois os sintomas pode variar de pessoa para pessoa. No geral, a ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto. Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.
Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade.
O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
- mente agitada;
- preocupação excessiva com o futuro;
- coração acelerado;
- tremor nas mãos;
- tremor nas pernas;
- tremor no corpo;
- expectativa negativa sobre algo;
- angústia e apreensão;
- dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
- cansaço excessivo;
- dificuldade de concentração;
- humor alterado;
- irritação (falta de paciência);
- agressividade;
- rubor;
- suor excessivo;
- tensão muscular;
- dificuldade de relaxar;
- ações compulsivas e impensadas;
- ganho ou perda de peso.
O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]