Apresentação de Cloridrato de sertralina
Medicamento Genérico.
Laboratório: Novartis
Princípios ativos: cloridrato de sertralina
Cloridrato de sertralina 50 mg. Embalagem contendo 28 comprimidos revestidos.
Composição de Cloridrato de sertralina
Cada comprimido revestido de 50 mg contém: cloridrato de sertralina.................................. 56 mg (equivalente a 50 mg de sertralina)
excipientes q.s.p. ............................................... 1 comprimido revestido (lactose monoidratada, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, hiprolose, estearato de magnésio, dióxido de titânio, hipromelose, macrogol, polissorbato).
Para que serve Cloridrato de sertralina
O cloridrato de sertralina é um medicamento indicado para o tratamento da depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, do transtorno obsessivo compulsivo em adultos e crianças acima de 6 anos de idade, do transtorno do pânico, do transtorno do estresse pós-traumático, da fobia social ou transtorno de ansiedade social e da síndrome da tensão pré-menstrual e/ou transtorno disfórico pré-menstrual.
O diagnóstico da depressão é feito com base nos sintomas apresentados, em como a pessoa se apresenta física e emocionalmente no momento e em uma breve análise do seu histórico de vida e familiar. Portanto, o especialista precisa fazer uma avaliação para entender quais condições podem levá-lo(a) a ter depressão.
Ação esperada de Cloridrato de sertralina
O cloridrato de sertralina age sobre uma substância encontrada no cérebro, chamada de serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando os sintomas depressivos e ansiosos, típicos dos transtornos para os quais é indicado. De acordo com a bula do medicamento, ele começa a agir em sete dias. No entanto, o tempo necessário para se observar melhora clínica pode variar e depende das características do paciente e do tipo de transtorno em tratamento.
BULAS POPULARES:
Contraindicações e riscos de Cloridrato de sertralina
O cloridrato de sertralina não deve ser usado se você tiver história de alergia à sertralina ou a outros componentes da fórmula. Além disso, se estiver usando antidepressivos chamados de inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou pimozida, o uso do cloridrato de sertralina é contraindicado.
Precauções e Advertências de Cloridrato de sertralina
Antes de usar o medicamento, converse com o seu médico caso esteja grávida ou amamentando, tenha diabetes, glaucoma de ângulo fechado ou histórico de glaucoma, ou se estiver usando outros medicamentos, especialmente se for outro antidepressivo. Pacientes usuários de sertralina e seus familiares devem ser esclarecidos pelos seus médicos sobre a possibilidade de agravamentos dos sintomas de depressão e pensamentos suicidas especialmente no início da terapia ou em mudanças de dose. Informe seu médico se tiver algum outro problema de saúde, estando ou não em tratamento no momento. Sempre avise ao seu médico todas as medicações que toma quando ele for prescrever uma medicação nova. O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando a sua ação ou da outra.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O cloridrato de sertralina não deve ser usado durante a amamentação sem orientação médica.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Cloridrato de sertralina
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso esteja no prazo de validade e observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. A caixa com o medicamento deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Guarde-o em sua embalagem original.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Cloridrato de sertralina
O cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. O tratamento para pacientes pediátricos entre seis e 12 anos deve começar com 25 mg/dia e acima de 12 anos deve ser 50 mg/dia. Os ajustes de dose deverão ser feitos de acordo com a resposta clínica conforme avaliação e orientação médica.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Interrupções no tratamento de Cloridrato de sertralina
Caso se esqueça de tomar o medicamento no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Reações adversas de Cloridrato de sertralina
Como no consumo de qualquer outro medicamento, o uso de cloridrato de sertralina pode apresentar reações indesejáveis. Os efeitos mais comuns da droga são insônia, tontura, dor de cabeça, diarreia, náusea, diminuição ou aumento do apetite, pesadelo, diminuição do desejo sexual, boca seca, menstruação irregular, dor no peito e outros. Entretanto, caso apresente reações raras, como convulsão, distúrbio psicótico e reações alérgicas é preciso informar o médico e a empresa fabricante.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do serviço de atendimento.
Superdosagem de Cloridrato de sertralina
Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de cloridrato de sertralina é importante procurar um médico imediatamente e levar a embalagem do produto. Sintomas de superdose incluem sonolência, enjoo e vômito, aumento dos batimentos do coração, tremor, agitação e tontura.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.
MS – 1.0068.1125
Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer – CRF-SP 18.150
Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 06/04/2018.
Fabricado por:
Aurobindo Pharma Limited
Hyderabad, Telangana State - Índia
Registrado por: Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90
São Paulo – SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30
Indústria Brasileira
Comercializado por:
Sandoz do Brasil Indústria Farmacêutica Ltda.
Rod. Celso Garcia Cid (PR-445), Km 87, Cambé-PR
CNPJ: 61.286.647/0001-16
Indústria Brasileira