Apresentação de Sinvastatina
Medicamento Genérico.
Laboratório: EMS
Princípios ativos: sinvastatina
Embalagens contendo 10, 20, 30, 60 (embalagem fracionável) e 90 (embalagem fracionável) comprimidos revestidos de 10 mg.
Embalagens contendo 10, 20, 30, 40 e 60 comprimidos revestidos de 20 mg, 40 mg e 80 mg.
USO ADULTO USO ORAL
Composição de Sinvastatina
Cada comprimido revestido de 10 mg contém: sinvastatina..................................................................................................................10 mg excipientes q.s.p*..................................................................................................1 com rev
Cada comprimido revestido de 20 mg contém: sinvastatina..................................................................................................................20 mg excipientes q.s.p*...................................................................................................1 com rev
Cada comprimido revestido de 40 mg contém: sinvastatina.................................................................................................................40 mg excipientes q.s.p* ...................................................................................................1 com rev
Cada comprimido revestido de 80 mg contém: sinvastatina..................................................................................................................80 mg excipientes q.s.p*..................................................................................................1 com rev
*lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, croscarmelose sódica, butilidroxitolueno, ácido cítrico, ácido ascórbico, copovidona, dióxido de silício, ácido esteárico, hipromelose + macrogol, etilcelulose, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, álcool etílico.
Para que serve Sinvastatina
A sinvastatina é um medicamento altamente eficaz para reduzir o colesterol, quando a dieta apenas for insuficiente.
Contraindicações e riscos de Sinvastatina
CONTRAINDICAÇÕES
• Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
• Doença hepática ativa ou elevações persistentes e inexplicadas das transaminases séricas;
• Gravidez e lactação (veja PRECAUÇÕES, Gravidez e Nutrizes).
Precauções e Advertências de Sinvastatina
A sinvastatina é contraindicada para pacientes hipersensíveis a qualquer um de seus componentes, para pacientes com doenças do fígado ativas e durante a gravidez e a lactação.
Caso ocorra gravidez, suspenda imediatamente o tratamento e avise seu médico.
Interações medicamentosas de Sinvastatina
Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe a qualquer médico que prescreva um novo medicamento para, que você está tomando sinvastatina. Uma vez que a administração concomitante de sinvastatina e alguns medicamentos podem aumentar o risco de problemas musculares, é particularmente importante informar ao médico se você está tomando ciclosporinas, agente antifúngicos (tais como itraconazol ou cetoconazol), derivados do ácido fíbrico (tais como genfibrozila e bezafibrato), os antibióticos ritromicina e claritromicina, inibidores da protease do HIV (tais como o indinavir, o nelfinavir, o ritonavir e o saquinavir), o antidepressivo nefazodona, amiodarona (medicamento usado para tratamento de alterações dos batimentos cardíacos), verapamil ou diltiazem (medicamento utilizado para o tratamento de pressão alta, angina ou outras afecções cardíacas) ou doses altas (>1 g / dia) de niacina ou de ácido nicotínico). Também é importante informar ao seu médico se você estiver tomando anticoagulantes (medicamentos que evitam a formação de coágulos sanguíneos) como a varfarina e a femprocumona ou fenofibrato, outro derivado do ácido fíbrico.
Uso de Sinvastatina na gravidez e amamentação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após seu término. Informar ao seu médico se está amamentando. Caso ocorra gravidez, suspenda imediatamente o tratamento e avise seu médico.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Sinvastatina
Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Sinvastatina
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Reações adversas de Sinvastatina
Reações adversas
Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. A sinvastatina é geralmente bem tolerada. A maioria dos efeitos adversos tem sido de natureza leve e transitória; os mais comuns são distúrbios digestivos e os menos comuns, fraqueza e cefaleia. Menos comuns ainda são dores, dolorimento ou fraqueza muscular, problemas no fígado e hipersensibilidade (reações alérgicas que podem ter vários sintomas, incluindo dores nas articulações, febre e falta de ar). Considerando-se que os problemas musculares em raras ocasiões são graves, procure seu médico imediatamente se você apresentar dor, dolorimento ou fraqueza muscular.
Superdosagem de Sinvastatina
Foram relatados poucos casos de superdosagem; a dose máxima ingerida foi de 3,6 g.
Todos os pacientes recuperaram-se sem sequelas. Devem ser adotadas medidas gerais.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Registro M.S. nº 1.0235.0487
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio - CRF-SP nº 19.710
EMS S/A
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08,Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901 - Hortolândia/SP
CNPJ: 57.507.378/0003-65 - INDÚSTRIA BRASILEIRA