Apresentação de Lozan
Laboratório: Teuto
Princípios ativos: cetoconazol
Comprimido 200mg
Embalagens contendo 10 e 30 comprimidos.
Composição de Lozan
Cada comprimido contém:
cetoconazol........ 200mg
Excipiente q.s.p... 1 comprimido
Excipientes: álcool etílico, amido, estearato de magnésio, dióxido de silício, povidona, manitol, celulose microcristalina e talco.
Para que serve Lozan
Lozan é indicado para infecções da pele, cabelo e mucosa, causadas por dermatófitos e/ou leveduras que não podem ser tratadas topicamente devido ao local ou extensão da lesão ou infecção profunda da pele: dermatofitoses; pitiríase versicolor; foliculite por Pityrosporum; candidíases cutânea, mucocutânea crônica, orofaríngea e esofágica, e vaginal crônica recidivante.
Infecções fúngicas sistêmicas: paracoccidioidomicose, histoplasmose, coccidioidomicose, blastomicose.
Ação esperada de Lozan
Lozan é a base de cetoconazol que você deve usar para o tratamento de infecções causadas por fungos ou leveduras.
Contraindicações e riscos de Lozan
Riscos do medicamento: ® CONTRAINDICAÇÕES: VOCÊ NÃO DEVE TOMAR LOZAN SE VOCÊ APRESENTAR MAIOR SENSIBILIDADE (ALERGIA) AO CETOCONAZOL OU AOS EXCIPIENTES DA FORMULAÇÃO.
NÃO TOME LOZAN® CASO VOCÊ TENHA DOENÇA DO FÍGADO. SE VOCÊ TIVER DÚVIDAS, CONSULTE O SEU MÉDICO.
VOCÊ NÃO DEVE TOMAR NENHUM DOS MEDICAMENTOS ABAIXO ENQUANTO ESTIVER TOMANDO LOZAN®: CERTOS MEDICAMENTOS PARA ALERGIA, COMO TERFENADINA, ASTEMIZOL E MIZOLASTINA; CISAPRIDA E DOMPERIDONA, MEDICAMENTOS USADOS PARA CERTOS PROBLEMAS DIGESTIVOS; CERTOS MEDICAMENTOS QUE REDUZEM O COLESTEROL, POR EXEMPLO SINVASTATINA E LOVASTATINA; COMPRIMIDOS PARA DORMIR À BASE DE MIDAZOLAM E TRIAZOLAM; PIMOZIDA, UM FÁRMACO PARA DISTÚRBIOS PSICÓTICOS; CERTOS MEDICAMENTOS USADOS PARA TRATAR IRREGULARIDADES DO BATIMENTO CARDÍACO, COMO QUINIDINA E DOFETILIDA; BEPRIDIL, HALOFANTRINA, DISOPIRAMIDA, LEVACETILMETADOL (LEVOMETADIL), SERTINDOL, NISOLDIPINO, EPLERENONA, ALCALOIDES DO ERGOT TAIS COMO DIHIDROERGOTAMINA, ERGOMETRINA (ERGONOVINA), ERGOTAMINA E METILERGOMETRINA (METILERGONOVINA).
Precauções e Advertências de Lozan
ADVERTÊNCIAS: INFORME SEU MÉDICO SE VOCÊ TIVER DISTÚRBIO DO FÍGADO. VOCÊ NÃO DEVE USAR LOZAN® SE VOCÊ TIVER DOENÇA DO FÍGADO AGUDA OU CRÔNICA. DURANTE O TRATAMENTO COM LOZAN® PODEM OCORRER DISTÚRBIOS NO FÍGADO, ALGUMAS VEZES GRAVES.
DEVIDO AO RISCO DE HEPATOTOXICIDADE GRAVE, ESTE MEDICAMENTO DEVERÁ SER UTILIZADO APENAS QUANDO OS BENEFÍCIOS POTENCIAIS SUPERAREM OS RISCOS POTENCIAIS, CONSIDERANDO-SE A DISPONIBILIDADE DE OUTRAS TERAPIAS ANTIFÚNGICAS EFICAZES. DESTA FORMA A FUNÇÃO HEPÁTICA DEVERÁ SER AVALIADA ANTES DO INÍCIO DO TRATAMENTO PARA DESCARTAR DOENÇA HEPÁTICA AGUDA OU CRÔNICA, E MONITORADA EM INTERVALOS FREQUENTES E REGULARES DURANTE O TRATAMENTO E AOS PRIMEIROS SINTOMAS DE POSSÍVEL HEPATOTOXICIDADE.
O TRATAMENTO COM LOZAN® DEVE SER SUSPENSO E SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE COMUNICADO, CASO VOCÊ APRESENTE OS SEGUINTES SINTOMAS: FRAQUEZA, CANSAÇO ANORMAL, ICTERÍCIA, COCEIRA INTENSA, FEBRE, NÁUSEA E VÔMITO PERSISTENTES, URINA DE COLORAÇÃO ESCURA, FEZES ESBRANQUIÇADAS, FALTA DE APETITE E/OU DOR ABDOMINAL. SE VOCÊ TIVER QUE TOMAR CETOCONAZOL, SEU MÉDICO SOLICITARÁ EXAMES DE SANGUE REGULARES PARA EXCLUIR A EXISTÊNCIA DE QUALQUER DISTÚRBIO DO FÍGADO E TER CERTEZA QUE VOCÊ PODERÁ USAR OU CONTINUAR O TRATAMENTO COM ESTE MEDICAMENTO.
INFORME SEU MÉDICO SE VOCÊ TIVER DOENÇA DE ADDISON (FUNÇÃO PREJUDICADA DAS GLÂNDULAS SUPRARRENAIS). A ATIVIDADE DAS SUAS GLÂNDULAS SUPRARRENAIS PODE PRECISAR SER MONITORADA, CASO VOCÊ TENHA DOENÇA DE ADDISON OU ESTIVER EM PERÍODO DE ESTRESSE, COMO NOS CASOS DE GRANDE CIRURGIA.
EFEITO SOBRE A CAPACIDADE DE DIRIGIR OU OPERAR MÁQUINAS: APESAR DE NÃO TER SIDO OBSERVADO O EFEITO DO CETOCONAZOL SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR OU OPERAR MÁQUINAS, VOCÊ NÃO DEVE EXERCER ESTAS ATIVIDADES SE ESTIVER COM TONTURA OU TIVER TOMADO BEBIDAS ALCOÓLICAS.
PRECAUÇÕES: INFORME O SEU MÉDICO SE VOCÊ ESTIVER TOMANDO OUTROS MEDICAMENTOS, POIS A INGESTÃO AO MESMO TEMPO DE LOZAN® COM OUTROS MEDICAMENTOS PODE SER PREJUDICIAL.
Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Interações medicamentosas de Lozan
Algumas pessoas sentem-se indispostas ao tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com cetoconazol. Portanto, você não deve tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Lozan®.
Deve haver quantidade suficiente de ácido no estômago para que cetoconazol seja absorvido de forma apropriada. Assim, você deve tomar medicamentos que neutralizam o ácido do estômago só duas horas após tomar Lozan®. Pela mesma razão, se você usa medicamentos que inibem a produção de ácido do estômago, você deve tomar Lozan® com refrigerante tipo cola.
Saliente ao seu médico quais medicamentos que você está tomando atualmente. Em particular alguns medicamentos você não deve tomar no mesmo período e para outros algumas adaptações são necessárias. Exemplos de medicamentos que você não deve tomar durante o tratamento com Lozan®: certos medicamentos para alergia, como terfenadina, astemizol e mizolastina; cisaprida e domperidona, medicamentos usados para certos problemas digestivos; certos medicamentos que diminuem o colesterol (ex.: sinvastatina e lovastatina); certas pílulas para dormir: midazolam e triazolam; pimozida, um medicamento para distúrbios psicóticos; certos medicamentos usados para tratar irregularidades do batimento cardíaco, como quinidina e dofetilida.
A combinação com alguns medicamentos pode exigir uma adaptação da dose ou do Lozan® ou dos outros medicamentos. Como exemplo temos: certos medicamentos para enxaqueca (ergotamina e diidroergotamina); medicamentos para tuberculose (ex.: rifampicina, rifabutina e isoniazida) e epilepsia (ex.: carbamazepina e fenitoína); alguns medicamentos que agem no coração e vasos sanguíneos (digoxina e certos bloqueadores do canal de cálcio); medicamentos que diminuem a coagulação sanguínea; metilprednisolona, um medicamento contra inflamação, administrada por via oral e por injeção; ciclosporina A, tacrolimo e rapamicina (sirolimo) que são administrados, em geral, após um transplante de órgão; certos inibidores da protease do HIV; certos medicamentos usados para o tratamento do câncer; certos medicamentos para ansiedade ou para dormir (tranquilizantes), como buspirona, alprazolam e brotizolam; sildenafil, um medicamento para disfunções da ereção; trimetrexato, um medicamento usado para tratar um certo tipo de pneumonia; ebastina, um medicamento para alergia; reboxetina, um medicamento usado no tratamento da depressão.
Uso de Lozan na gravidez e amamentação
Você não deve usar Lozan na gestação e na amamentação. Você não deve amamentar se estiver tomando Lozan®, pois pequenas quantidades de cetoconazol podem estar presentes no leite materno.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Lozan
Aspecto físico: Comprimido circular de cor branca.
Características Organolépticas: Os comprimidos de Lozan não apresentam características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30°C).
PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Lozan
Modo de uso: Lozan® deve ser administrado por via oral durante uma das refeições diárias, para absorção máxima. A absorção é prejudicada quando a acidez gástrica está diminuída. Em pacientes recebendo, também, antiácidos (ex.: hidróxido de alumínio), estes devem ser administrados pelo menos duas horas após a tomada de Lozan®. Em pacientes com acloridria, tais como certos pacientes com AIDS e pacientes recebendo supressores da secreção ácida (ex.: antagonistas H , inibidores da bomba de próton), recomenda-se administrar Lozan® com refrigerante tipo cola.
Posologia: A dose e o tempo de tratamento com Lozan dependem do tipo de fungo e do local da infecção. Seu médico o informará exatamente o que você deve fazer. O período de tratamento pode variar de 5 dias a 12 meses.
Adultos e crianças que pesam mais que 30kg geralmente necessitam de 1 comprimido ao dia durante uma refeição. Algumas vezes, essa dose pode ser aumentada para 2 comprimidos, de uma só vez, diariamente.
Crianças com peso entre 15 e 30kg, geralmente, necessitam da metade de um comprimido por dia durante uma refeição.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas de Lozan
EM GERAL, CETOCONAZOL É BEM TOLERADO. EFEITOS DESAGRADÁVEIS OCORREM ALGUMAS VEZES, MAS, GERALMENTE, NÃO SÃO SÉRIOS: ENJOO, NÁUSEA, VÔMITO, DOR ABDOMINAL E DIARREIA. DOR DE CABEÇA, TONTURA, SENSIBILIDADE À LUZ FORTE, SENSAÇÃO DE FORMIGAMENTO NOS DEDOS DAS MÃOS E DOS PÉS, PERDA DE CABELO, IMPOTÊNCIA OU DESORDENS MENSTRUAIS TAMBÉM PODEM OCORRER.
O AUMENTO DE SENSIBILIDADE (ALERGIA) AO CETOCONAZOL É RARO, MAS VOCÊ PODE APRESENTAR VERMELHIDÃO DA PELE, COCEIRA, SENSAÇÃO DE FALTA DE AR OU INCHAÇO NO ROSTO. NESTE CASO PARE DE TOMAR O MEDICAMENTO E PROCURE SEU MÉDICO. A OCORRÊNCIA DE PROBLEMAS NO FÍGADO É RARA. OS SINTOMAS SÃO: FALTA DE APETITE, NÁUSEA, VÔMITO, DOR ABDOMINAL, URINA ESCURA, FEZES CLARAS, PELE AMARELADA, CANSAÇO ANORMAL E/OU FEBRE. NESTE CASO PARE DE TOMAR O MEDICAMENTO E PROCURE O SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE.
REAÇÕES ADVERSAS IDENTIFICADAS APÓS A COMERCIALIZAÇÃO DE CETOCONAZOL COMPRIMIDOS: REAÇÕES ANAFILACTOIDES E ANAFILÁTICAS, EDEMA ANGIONEURÓTICO, INSUFICIÊNCIA ADRENOCORTICAL E CIRROSE, NO ENTANTO, A FREQUÊNCIA DE RELATOS DESTAS REAÇÕES ADVERSAS É MUITO RARA.
Superdosagem de Lozan
Se você ingeriu acidentalmente uma quantidade maior de Lozan , entre em contato com o seu médico imediatamente. Ele decidirá quais são as medidas mais apropriadas no seu caso.
Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO nº 2.659
M.S. no 1.0370.0092
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A
CNPJ - 17.159.229/0001-76
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA
CEP 75132-140 - Anápolis - GO
Indústria Brasileira
SAC teuto
0800621800
Serviço de Atendimento ao Consumidor
sac @teuto.com.br