Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1973) e doutorado em Faculdade de Medicina pela Faculdade...
i As pessoas que realizam o tratamento quimioterápico apresentam maior risco de infecções. Isto ocorre porque os medicamentos utilizados para matar as células cancerosas (chamadas de quimioterapia) podem também prejudicar a capacidade do corpo de produzir todas as células sanguíneas, incluindo as células de defesa, chamadas leucócitos.
O risco aumenta quanto mais sessões de tratamento a pessoa realiza, porém, em alguns casos, os médicos prescrevem antibióticos preventivamente para as pessoas que estão com alto risco de infecção. Além disso, os médicos podem prescrever medicamentos que ajudam o corpo a produzir mais células de defesa. Mas estes não são apropriados para todos os que são tratados para o câncer.
Dúvidas sobre o afastamento do trabalho, deslocamento para o trabalho e passeios em locais públicos são frequentes. Muitas pessoas podem trabalhar durante a quimioterapia, desde que sua rotina e o tipo de trabalho não interfiram no tratamento. Se possível, é indicado que a pessoa possa trabalhar em casa e/ou trabalhar meio-período. O ideal é evitar locais fechados e com grande quantidade de pessoas com sintomas de doenças.
Pacientes que realizam tratamento quimioterápico devem ter alguns cuidados em relação às infecções. Aqui relacionamos algumas dicas:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão (Você também pode usar álcool)
- Evite lugares lotados e as pessoas que estão doentes
- Não compartilhe alimentos, copos, utensílios ou outros itens pessoais, tais como escovas de dente
- Mantenha sua pele hidratada evitando assim rachaduras, que são portas para infecções
- Cozinhe os alimentos
- Lave cuidadosamente frutas e vegetais crus antes de comê-los
- Use luvas ao manusear resíduos de cães, gatos ou outros animais de estimação
- Use luvas para jardim
- Escove os dentes e gengivas todos os dias com uma escova de dentes macia. Se o seu médico ou enfermeiro recomendar, use um antisséptico bucal para evitar feridas na boca
- Vacine-se contra a gripe todos os anos , assim que ela estiver disponível
- Evite andar descalço.