Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2004). Concluiu no ano de 2008 a Residência em Clínica...
iConteúdo atualizado em 11/01/2021
Ocitocina: o que é e para que serve
A ocitocina é um hormônio produzido na hipófise - a principal glândula do organismo - localizada no cérebro. Sua função mais conhecida é estimular a contração do útero na hora do parto.
No entanto, a ocitocina não é exclusiva das mulheres, já que os homens também a fabricam. Além da sua serventia no parto, a ocitocina age como um neurotransmissor, regulando comportamento de interação social, sendo por isso também conhecida como o "hormônio do amor".
Como funciona a ocitocina
Estudos evolucionários mais recentes indicam a atividade da ocitocina na formação dos laços de afeto entre mães e filhos e também na relações amorosas. Ou seja: o hormônio atua quando há união e ligações de afeto entre os seres humanos.
O cérebro libera ocitocina quando existe o contato de pele entre seres humanos e também quando existe a formação de uma relação de confiança entre os indivíduos.
Benefícios da ocitocina
O interesse recente na ocitocina abriu um novo horizonte para entendermos o funcionamento cerebral e as relações humanas.
Estudos encontraram o efeito positivo no desenvolvimento de estados de autoconfiança e empatia entre as ações cerebrais da ocitocina: quanto mais alto os níveis do hormônio no sangue, maior é a sensação de bem estar e felicidade.
Há também boas notícias com relação aos possíveis usos da ocitocina no tratamento de esquizofrenia, autismo, depressão pós parto e até para ajudar no emagrecimento.
Pesquisas recentes, por exemplo, avaliaram os possíveis efeitos da ocitocina em áreas do cérebro que controlam o apetite - o que pode ajudar na perda de peso.
Há ainda pesquisas sobre o uso nasal do hormônio para um possível tratamento da depressão pós-parto.
Como liberar ocitocina
O nosso organismo produz naturalmente a ocitocina, sendo a preparação do parto em mulheres é a forma mais conhecida da produção hormonal.
Atualmente, entretanto, sabe-se que ao perceber sensações de toque, carinho, conforto nosso corpo fabrica ocitocina, seja em mulheres ou homens.
Portanto, uma boa forma de auxiliar seu organismo a produzir ocitocina é estar perto de pessoas de quem você gosta e compartilhar momentos agradáveis com elas. Sim, o amor está no ar e é também um hormônio.
Referências
Scientific American Mind 24, 18 (2013) Published online: 11 April 2013 l doi:10.1038/scientificamericanmind0513-18b Maejima Y, Iwasaki Y, Yamahara Y, Kodaira M, Sedbazar U, Yada T. Peripheral oxytocin treatment ameliorates obesity by reducing food intake and visceral fat mass. Aging, 3(12), 1169-1177, 2011 Oxytocin reduces caloric intake in men; Lawson EA; 2015