Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iÉ comum notar mudanças na fisionomia - e em outros aspectos variados - de uma pessoa que faz sexo ativamente. São mudanças que podem estar relacionadas à atitude e à confiança, mas também são notáveis alterações mais palpáveis, como um "brilho" relacionado ao vigor físico ou à aparência, com uma pele mais bonita ou o cabelo mais sedoso, por exemplo.
Para a dermatologista Bárbara Carneiro, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética, alguns cuidados importantes podem ser adotados para melhorar ainda mais os benefícios da prática sexual para a pele.
"Entre esses cuidados estão: antes da relação sexual, realizar uma limpeza íntima, uso de roupas íntimas confortáveis, evitar roupas apertadas e depilação. Após a relação sexual, fazer a higiene íntima, tomar banho, beber bastante água e evitar a ducha íntima, se possível," explica Bárbara.
Além dos cuidados, a prática sexual por si só também tem influência positiva sobre o aspecto da pele. Conheça alguns dos benefícios:
1 - Melhora da oxigenação
A prática sexual promove uma melhora na circulação sanguínea e na oxigenação, beneficiando a aparência em diversos aspectos. Por conta desse processo, por exemplo, a pele, o cabelo e as unhas ficam mais bonitos, brilhantes e sedosos.
Leia mais: Veja 7 passos para fortalecer as unhas
2 - Limpa as impurezas
Como qualquer atividade que exige algum investimento físico, é natural que durante o sexo as pessoas suem. De acordo com Bárbara, isso é positivo, pois o suor "limpa" as impurezas da pele, promovendo uma renovação celular.
3 - Tem ação anti-idade
Outro benefício que o sexo pode trazer para a pele é que ele ajuda na produção da proteína que conhecemos como colágeno, responsável pela sustentação e elasticidade ao tecido cutâneo. Dessa forma, fornece uma "ação anti-idade".
4 - Reduz o estresse
Ter relações sexuais pode diminuir o estresse, tendo impacto físico, estetico e emocionalmente. O estresse emocional tem alta influência na produção hormonal, sendo capaz de aumentar a liberação de corticoide endógeno (cortisol, cortisona e corticosterona) e adrenalina.
Dessa forma, pode deixar a pele mais oleosa e acneica. Além disso, o estresse também pode levar à imunidade baixa, com a pele mais predisposta a doenças e infecções.
5 - Melhora a textura da pele e cabelos
Outro benefício das relações sexuais para o corpo é a liberação de hormônios e neurotransmissores. Durante o sexo, ocorre um aumento da produção de ocitocina e liberação de endorfina, promovendo sensação de bem-estar e eliminando toxinas. Além disso, é comum um aumento da liberação do estrógeno e testosterona, responsáveis pela melhora da textura da pele e dos cabelos no pós-sexo.
Leia também: Skincare com cafeína: entenda os benefícios da nova tendência de beleza