Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
A beta-glucana de levedura é um polissacarídeo (carboidrato) presente na estrutura celular das leveduras. Ela é extraída da levedura Saccharomyces cerevisiae, a mesma utilizada na fermentação de cerveja e pães, porém em estágios diferentes da produção desses alimentos.
A sua principal ação no organismo é o fortalecimento da resposta imune, ou seja, a nossa imunidade. O corpo absorve a beta-glucana no intestino, as células imunes a envolvem e a degradam em pequenos fragmentos, aos quais irão se ligar os neutrófilos, células do sistema imunológico.
Com a ação da beta-glucana, os neutrófilos se deslocam mais rapidamente e reconhecem as ameaças externas ao organismo. Ao reconhecer o invasor, seja um vírus ou uma bactéria, a célula de defesa o ataca, aumentando assim a capacidade do sistema imunológico.
A principal forma de incluir a beta-glucana de levedura na nossa alimentação é através do consumo de alguns cogumelos e pães, além de suplementos nutricionais, dependendo da necessidade.
Benefícios da beta-glucana de levedura
Já sabemos que a beta-glucana de levedura turbina a imunidade do corpo, porém ela pode proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo, como:
- Proteção contra infecções virais e bacterianas, por ter uma ação anti-inflamatória
- Prevenção e tratamento do excesso de gordura (colesterol)
- Controle da glicemia (açúcar no sangue)
Outras maneiras de melhorar a imunidade
A alimentação é uma maneira muito prática de melhorar o nosso sistema imunológico. Para dar uma turbinada na imunidade, o recomendado é consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, D E, Zinco e Selênio. É muito importante também manter uma alimentação equilibrada que possa suprir as necessidades diárias.