É especialista em temas relacionados a lifestyle, saúde e bem-estar, além de entusiasta da alimentação saudável sem neuras.
iNovas informações sobre o novo coronavírus saem a todo momento e vão ajudando o mundo a compreender os efeitos da COVID-19 no ser humano. Depois da descoberta de que o vírus pode causar a perda de olfato e paladar nos pacientes, alguns estudos elencaram mais um possível sintoma provocado pela doença.
Três pesquisas reunidas pela Academia Americana de Oftalmologia, dos Estados Unidos, sugerem que pessoas com quadros graves de COVID-19 podem desenvolver irritação nos olhos e até conjuntivite (inflamação que acomete o globo ocular e a parte interna das pálpebras).
Novo sintoma de COVID-19
Um dos trabalhos que indicou o sintoma oftalmológico foi publicado na revista acadêmica JAMA Ophthalmology, na última terça-feira (31). Nele, os pesquisadores indicam que um terço dos 38 pacientes com COVID-19 analisados apresentaram alterações oculares, sendo esse sintoma mais comum em pessoas com quadro grave da doença.
Já um artigo publicado no New England Journal of Medicine relatou que 9 de 1.099 pessoas infectadas pelo novo coronavírus apresentavam inflamação nos olhos. A mesma evidência foi observada em uma pesquisa divulgada no Journal of Virology, que analisou 30 pacientes com COVID-19 e descobriu que 29 tinham coronavírus na secreção dos olhos - além de um caso com conjuntivite.
Os dados das três pesquisas foram todos coletados na China e abrem precedentes para que outros países comecem a observar esses sinais em mais pacientes infectados com o novo coronavírus. Assim, a comunidade médica pode aperfeiçoar o diagnóstico e até mesmo as formas de prevenção da doença.
Vale reforçar que os sintomas oftalmológicos da COVID-19 são raros e muito mais frequentes em pacientes graves. Além disso, a Academia Americana de Oftalmologia declarou que as chances de contaminação pelo novo coronavírus através das lágrimas e outras secreções oculares é baixa.
Cuidados com os olhos
Ainda assim, durante a pandemia do novo coronavírus, é muito importante ter atenção com os olhos. Como prevenção, as autoridades recomendam que as pessoas evitem ao máximo tocar toda a região do rosto, incluindo boca e olhos, principalmente se as mãos não estiverem devidamente higienizadas.
Outro cuidado indicado pela Academia Americana de Oftalmologia sugere que pessoas que usam de lentes de contato devem preferir a utilização de óculos nesse período, para impedir o contato frequente com os olhos. Essa ação também ajuda a evitar qualquer irritação nos olhos.
Prevenção contra o novo coronavírus
15 maneiras de se proteger contra o coronavírus
Beijo e abraço devem ser evitados contra coronavírus
Máscara ajuda a prevenir o coronavírus? Quem deve usar?