Especialista em produção de conteúdo nas áreas de ciência, esportes, saúde e alimentação.
Além dos danos aos pulmões um novo estudo publicado no jornal científico JAMA Cardiology revelou que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) também pode prejudicar o coração. Os efeitos podem aparecer tanto naqueles pacientes com histórico de problemas cardiovasculares, como em quem nunca teve nenhum problema cardíaco.
Segundo a pesquisa, isso acontece porque o vírus causa uma inflamação no coração e nas artérias, o que pode levar ao desenvolvimento de um novo quadro de problema cardíaco ou agravar doenças já existentes.
A conclusão veio a partir da verificação de pacientes graves, que apresentaram níveis altos de troponina - uma proteína indicadora de lesão no músculo do coração, que pode, inclusive, até indicar o início de um infarto.
Coronavírus e o coração
Ainda não se sabe a duração, a intensidade ou a real gravidade dos efeitos da COVID-19 no coração. Mas já se tem uma noção de que a doença pode ocasionar síndromes coronárias agudas, arritmia, isquemia miocárdica, desenvolvimento de falência cardíaca e miocardite - que podem ser perigosas.
"Em pandemias passadas, causadas por vírus respiratórios, a mortalidade por doenças cardiovasculares chegou a ultrapassar todas as outras causas, ficando à frente da pneumonia em outras situações", apontou o cardiologista Felix Ramires, do HCor (Hospital do Coração).
Por isso, é importante dar atenção especial para os pacientes que tenham doenças cardiovasculares. De acordo com o especialista, essas pessoas podem ter alterações nos sistemas imunológicos e um estado inflamatório crônico, que pode agravar a evolução da COVID-19.
Ainda mais porque "os sintomas de um infarto agudo do miocárdio ou de descompensação de insuficiência cardíaca, por exemplo, podem estar mascarados pelos sintomas do novo coronavírus", explica Ramires.
Riscos do coronavírus
Coronavírus: entenda os riscos para as gestantes
OMS recomenda não tomar ibuprofeno em quadro de Covid-19
Coronavírus: estocagem de remédios impacta outros pacientes