Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Diversas descobertas seguem sendo feitas em relação ao novo coronavírus (SARS-CoV-2). Agora, médicos estadunidenses que tratam pessoas infectadas pela doença iniciaram a análise de um possível novo sintoma, denominado "covid toes" - ou "dedos de COVID", em português.
De acordo com os especialistas, muitos pacientes contaminados com a COVID-19 apresentaram inchaço e uma coloração arroxeada nos dedos dos pés, podendo causar dor ao ser tocada, além de emitir uma sensação de queimação no local.
O possível novo sintoma de coronavírus foi observado em pacientes com diferentes quadros de saúde, desde os mais impactados pelo vírus até aqueles que são assintomáticos, ou seja, não apresentam os sintomas da doença, apesar de estarem infectados.
Até o momento, os especialistas especulam duas possíveis explicações para os "dedos de COVID": uma resposta do corpo à infecção, através de inflamação localizada nos dedos e nos pés; ou o surgimento de vasculite, fator que causa inflamação ou necrose da parede do vaso sanguíneo.
Ainda não foram realizados estudos que comprovem que o surgimento das manchas esteja relacionado ao novo coronavírus, porém, a Academia Americana de Dermatologia (AAD) iniciou uma pesquisa para investigar a origem do possível sintoma.
Sintomas de coronavírus
Os sintomas do novo coronavírus são principalmente respiratórios, muito similares aos de uma gripe comum. Alguns casos ainda podem evoluir para um quadro de infecção do trato respiratório inferior, semelhante a uma pneumonia. Entre os principais sintomas estão:
- Febre
- Tosse seca
- Dificuldade para respirar ou falta de ar
- Coriza
- Dor de garganta
Além dos sintomas oficiais divulgados pelos órgãos de saúde, também existem relatos de sintomas menos comuns de coronavírus, como:
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Diarreia
- Náusea
- Dor muscular
Entenda mais sobre coronavírus
Confira 8 sintomas menos conhecidos de coronavírus
Entenda o que fazer em caso de suspeita de coronavírus
Coronavírus: o que é, sintomas, tratamento e prevenção