Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelas Secretarias Estaduais de Saúde, em conjunto com um consórcio formado por diversos veículos de imprensa, o Brasil ultrapassou oficialmente a marca de um milhão de casos do novo coronavírus. Ao todo, já são 1.009.699 pessoas infectadas no país.
Com isso, o Brasil se tornou o segundo país no mundo com o maior número de pessoas contaminadas pela doença, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Nas últimas 24 horas, mais de 26 mil novos registros da COVID-19 foram realizados e o número de mortes cresceu para 48.422.
Ainda segundo o levantamento, São Paulo é o Estado com o maior número de infectados, com 211.658 casos confirmados, seguido pelo Ceará e Rio de Janeiro, que contabilizam 89.485 e 87.317 casos, respectivamente.
A sondagem, que mostra o cenário quatro meses depois do primeiro registro do coronavírus no Brasil, indica ainda que a COVID-19 já está presente em 85% dos municípios do país. Dessa forma, cerca de 98% de toda a população está sujeita a contrair o vírus.
Como se prevenir do novo coronavírus
Diante dos números, é importante reforçar que a melhor maneira de controlar a pandemia do novo coronavírus acontece por meio de medidas preventivas. Algumas ações estabelecidas em todo o país, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde no Brasil, incluem:
- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente
- Higienizar as mãos sempre que possível com álcool em gel
- Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
- Manter os ambientes bem ventilados
- Sempre utilizar máscaras ao sair de casa
- Manter o distanciamento social
Tudo sobre a COVID-19
Saiba quem está no grupo de risco do coronavírus
Confira 15 maneiras de se proteger contra o coronavírus
Suspeita de coronavírus? Entenda o que fazer