Dermatologista do Fleury Medicina e Saúde. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com resi...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Acne cosmética?
A acne cosmética é um processo inflamatório causado pelo uso de certos produtos cosméticos que não se adequam ao tipo de pele, especialmente aqueles que contêm óleos, fragrâncias ou conservantes. Ela pode surgir em todos os tipos de pele — mas é mais frequente em pessoas com pele oleosa e predisposição à acne.
A condição se manifesta através de lesões inflamatórias na pele, com bolinhas vermelhas ou pústulas, que podem provocar manchas. Normalmente ela ocorre no rosto, mas pode afetar qualquer parte do corpo em que o cosmético foi aplicado.
Leia também: 10 hábitos de cuidados da pele que podem PIORAR a acne
Causas
A acne cosmética é causada pelo uso de produtos tópicos que obstruem o orifício de saída do sebo (gordura), bem como os dutos que transportam o sebo oriundo das células produtoras, chamadas sebócitos.
Estes produtos podem ser sabonetes, demaquilantes, tônicos, cremes e loções que, em razão de suas características mais oleosas, conseguem causar o entupimento dos poros. O problema também pode surgir pelo uso de maquiagem e objetos que entram em contato com a pele, como máscaras ou outros equipamentos de proteção.
Pessoas com predisposição à acne, com a pele oleosa ou histórico pessoal, estão mais propensas a desenvolver acne cosmética se comparadas àquelas com pele seca — que é caracterizada por ter menos substâncias hidratantes na superfície.
Sinais
A acne cosmética é caracterizada especialmente pelo surgimento de lesões inflamatórias na pele, com:
- Bolinhas vermelhas
- Pústulas (espinhas), que são glândulas sebáceas inflamadas e com pus
- Vermelhidão na pele
- Dor e desconforto
Diagnóstico
O diagnóstico da acne cosmética é feito por um dermatologista a partir de uma avaliação clínica e um exame físico. O médico também perguntará sobre o uso de cosméticos (como produtos de skincare e maquiagem) e o histórico médico.
Para identificar o problema, você pode ficar de olho em alguns sinais, como:
- Os sintomas da acne ocorrem apenas em áreas que você aplicou cosméticos
- O quadro se inicia logo após você começar a usar um novo cosmético
- A acne piora quando você usa um cosmético específico
Como diferenciar a acne cosmética e alergia?
A acne cosmética é facilmente confundida com alergias em função de seu padrão irritativo. Contudo, existem algumas diferenças que podem ajudar a distinguir as condições.
Normalmente, a acne cosmética se restringe à área da pele em que o produto foi aplicado, provocando bolinhas vermelhas, cravos e espinhas. Já no caso de alergia, pode haver vermelhidão, descamação e coceira — sintomas que não aparecem em quadros de acne.
“A acne, seja acne adulta, adolescente ou cosmética, é uma doença da unidade pilossebácea. Já a alergia é uma resposta inflamatória a algum estímulo externo. Ela ocorre por uma alteração da barreira cutânea, que é mais frágil, e permite o estímulo por agentes externos ao sistema imunológico. Isso desencadeia uma resposta inflamatória”, explica Thais Matsuda, dermatologista da Fleury Medicina e Saúde.
Tratamento
O primeiro passo para tratar a acne cosmética é suspender o uso do produto responsável pelo quadro. Em seguida, o dermatologista pode orientar uma série de cuidados para diminuir a oleosidade da pele e desobstruir os poros, utilizando produtos não comedogênicos (nomenclatura presente nos rótulos) e alguns ativos, como peróxido de benzoíla, ácido azelaico e adapaleno.
A administração de medicamentos comedolíticos também pode ser prescrito, como retinol, alfa-hidroxiácidos (ácido glicólico) e beta-hidroxiácidos (ácido salicílico). No caso de manchas mais escuras, consequência das espinhas, a dermatologista cita a possibilidade do uso de clareadores à base de ácido azelaico ou hidroquinona, por exemplo. Em alguns quadros, pode ser necessário o uso de antibióticos.
Leia também: Acne com os dias contados? Conheça 11 tratamentos para o problema
Convivendo (Prognóstico)
Cuidados diários com a pele
Para amenizar o quadro e prevenir a acne cosmética, além de cravos e espinhas, é importante seguir alguns cuidados na rotina — especialmente quanto à higienização da pele.
- Lave o rosto todos os dias, usando um sabonete específico para o seu tipo de pele
- Dê preferência a produtos não comedogênicos, que têm menos chances de causas obstrução dos poros
- Retire a maquiagem com um demaquilante adequado
- Limpe seus pincéis de maquiagem com uma solução específica, pois eles podem acumular resíduos e bactérias
- Evite cutucar ou espremer as lesões da acne
- Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou quando estiver dentro de caso
Leia também: Skincare: conheça os principais passos para incluir na rotina