Médico neurocirurgião. É formado pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Neurocirurgia Funcional e...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Ataxia?
Ataxia é a perda do controle muscular durante movimentos voluntários, como andar ou pegar objetos. Considerada um sintoma de uma condição subjacente, a ataxia pode afetar a fala, os movimentos dos olhos e de engolir e outros músculos do corpo.
Segundo o neurocirurgião Francinaldo Gomes, a ataxia aparece, usualmente, em pessoas que sofreram lesões no cerebelo, na medula espinhal ou mesmo nos nervos periféricos.
Dessa forma, o sintoma pode ser associado com infecções, lesões de outras doenças ou alterações degenerativas no sistema nervoso central. Também pode designar um grupo de doenças degenerativas específicas do sistema nervoso denominado “ataxias hereditárias”.
Causas
Muitas situações podem causar ataxia, incluindo abuso de álcool, AVC, tumor, paralisia cerebral e esclerose múltipla. Isso acontece porque essas condições podem provocar dano, degeneração ou perda de células nervosas do cerebelo, parte do cérebro que controla a coordenação muscular.
Um gene defeituoso herdado também pode causar ataxia. Nesse caso, o problema é hereditário, causado por um gene dominante de um dos pais (doença autossômica dominante) ou por um gene recessivo de cada pai (autossômica recessiva).
Tipos
As ataxias podem ser hereditárias ou adquiridas:
- Hereditárias: as ataxias hereditárias são um conjunto de doenças cujo fator comum é serem geneticamente determinadas, como a Ataxia de Friedreich. Subdivididas em dois grandes grupos, as ataxias hereditárias podem ser autossômicas recessivas e autossômicas dominantes
- Adquiridas: as ataxias adquiridas não têm um componente genético envolvido, podendo ser causadas por abuso de álcool ou drogas, intoxicação por metais pesados ou por disfunções do sistema neuroimunológico (como a esclerose múltipla)
Sinais
A ataxia é definida por um grupo de diferentes sintomas, que podem afetar os dedos, as mãos, os braços, as pernas, os movimentos do corpo, da fala e dos olhos. Entres eles estão:
- Falta de coordenação
- Andar cambaleante e uma tendência a tropeçar
- Dificuldade com tarefas motoras que exigem precisão, como comer, escrever ou abotoar uma camisa
- Alterações na fala
- Movimentos de vai-e-vem involuntário dos olhos (nistagmo)
- Dificuldade em engolir
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado em fatores como: histórico médico pessoal, histórico familiar, descrição dos sintomas e avaliação neurológica completa, incluindo uma ressonância magnética do cérebro. Vários exames de sangue podem ser realizados para descartar outras doenças que podem apresentar sintomas semelhantes.
Cuidados
Não há tratamento específico para ataxia, já que esse grupo de sintomas surge por diferentes tipos de condições. Portanto, a dificuldade motora é tratada através dos cuidados realizados para conter a causa subjacente.
Entre esses cuidados, pode ser feito o uso de medicamentos ou a recomendação de sessões de fisioterapia. Em quadros específicos, como ataxia por varicela ou outras infecções virais, é esperado que os sintomas diminuam sozinhos com o passar do tempo.
Referências
National Ataxia Foundation (USA)
Associação Brasileira de Ataxias hereditárias e adquiridas
Mayo Clinic