Médico formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com pós-graduação em Oftalmologia pela Universidade Estadual...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Nistagmo?
Nistagmo são movimentos repetitivos e involuntários de um ou de ambos os olhos conjugadamente. Esses movimentos podem ser horizontais (de um lado para o outro), verticais (de cima para baixo) ou rotatórios (circulares), dificultando a focalização das imagens. Pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças.
Causas
As causas mais comuns do nistagmo são:
- Labirintite
- Maculopatias (lesões da mácula, parte central da retina)
- Albinismo e patologias neurológicas
- Miopia ou astigmatismo elevado
- Relação de comunicação entre o olho e o cérebro
- Catarata
- Glaucoma
- Desordens de retina
- Síndrome de Down
- Excesso de álcool
- Deficiência de vitamina B12
- Ferimentos na cabeça
- Alguns medicamentos, como os utilizados na epilepsia
Saiba mais: Invista nesses sete alimentos amigos da visão
Sintomas
Os sintomas de nistagmo incluem:
- Fotofobia
- Dificuldade para enxergar no escuro
- Tontura
- Problemas de visão
- Problemas com a percepção de profundidade, com o equilíbrio e com a coordenação motora
- Cabeça e posição inclinadas
Saiba mais: Visão embaçada pode indicar doenças como catarata e glaucoma
Diagnóstico
O exame preliminar para diagnóstico do nistagmo é simples. O oftalmologista notará o tremor dos olhos e a partir da idade e do exame oftalmológico poderá solicitar uma avaliação com um neurologista, além de exames de imagem para descartar outras patologias.
Buscando ajuda médica
Sempre que pais e cuidadores (no caso de recém-nascido e crianças) ou adultos notarem algo de anormal nos olhos, como movimentos involuntários, devem procurar imediatamente um oftalmologista. No caso dos adultos, pode ser o sintoma de esclerose múltipla ou estar associado à lesão neurológica aguda nas vias motoras oculares localizadas no tronco cerebral ou no cerebelo, à labirintite, a maculopatias, entre outras doenças.
Tratamento
Entre as opções de tratamento para nistagmo estão:
- Medicamentos: substâncias estimuladoras do sistema neurotransmissor inibitório (ácido gamma-amino-butírico/GABA) ou depressoras do sistema neurotransmissor excitatório (glutamato).
- Uso de prismas: utilizada em óculos para ajudar na diplopia, a correção das lentes de prisma ajudam a visão dupla através de lentes específicas infundidas com os óculos que corrigem a miopia ou a hipermetropia
- Optar por lentes de contato: a substituição dos óculos por lentes de contato é uma alternativa terapêutica
- Cirurgia: essa opção objetiva a melhoria da acuidade visual e a eliminação do torcicolo. A cirurgia é feita por meio de retrocessos e ressecções que movem os quatro músculos retos horizontais com o intuito de transferir a zona de bloqueio para a posição primária do olhar
Saiba mais: Problemas de visão que podem ser corrigidos com lentes de contato
Tem cura?
O nistagmo tem cura dependendo do tipo e da causa. Se o sintoma tiver sido causado pela utilização de algum medicamento ou por infecções, pode desaparecer depois do tratamento de sua causa primária. Já quando é ocasionado por erros refrativos, o uso de óculos e lentes de contato pode ajudar na correção dos erros, mas isso não significa que vai curar o problema.
Convivendo (Prognóstico)
Em crianças, é importante ter apoio educacional adequado com o objetivo de melhorar o processo de focalização de imagens e fazer um bom condicionamento visual. Indica-se boa ergonomia de ambientes de casa e aumento de letras em computadores.
Referências
Manual MSD