Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Dificuldade de iniciar a micção?
A dificuldade em iniciar a micção, também chamada de hesitação urinária ou micção adiada, é um problema que se caracteriza pela dificuldade para começar a urinar ou manter o fluxo de urina. Apesar de poder ocorrer com pessoas de todas as faixas etárias, a complicação é mais comum em homens idosos.
“Geralmente, ela se inicia de forma leve e aumenta de intensidade progressivamente, quando passa a ser acompanhada de outros sintomas, como sensação de esvaziamento vesical incompleto, polaciúria (frequência aumentada), nictúria (vontade frequente de urinar à noite), dor ou desconforto supra-púbico, dentre outros”, explica Luiz Otávio Ferreira de Sousa Nazar, médico especialista em Cirurgia Geral, Laparoscopia e Urologia.
Causas
No caso dos homens, a próstata aumentada é a causa principal para esse problema. O inchaço provocado pela condição pressiona a uretra (tubo que carrega a urina), tornando difícil iniciar ou manter a micção.
Entretanto, o problema pode acontecer com pessoas de todos os gêneros, sendo provocado por condições de saúde, questões psicológicas ou até mesmo medicamentos. As principais causas deste quadro são:
- Infecções na próstata (nos homens) e infecções do trato urinário, principalmente nas mulheres
- Alguns medicamentos para resfriados, congestão nasal, antialérgicos, antidepressivos e drogas utilizadas para tratar problemas no estômago
- Problemas ou danos no sistema nervoso – causados, por exemplo, por acidentes, parto, diabetes, infecção da medula espinhal, esclerose múltipla e acidente vascular cerebral (AVC)
- Anestesias usadas durante cirurgias, assim operações próximas ao local
- Timidez, fazendo com que a pessoa não consiga urinar em frente ou perto dos outros
Diagnóstico
De acordo com o médico Carlos Bautzer, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, a primeira parte do diagnóstico consiste em entender se a dificuldade de iniciar a micção é ocasional e ligada a alguma situação que cause inibição no indivíduo.
“É importante entender que a micção é um ato de relaxamento da musculatura pélvica voluntariamente, seguida de contração involuntária (sem controle consciente) da bexiga. Sendo assim, se a dificuldade de iniciar a micção ocorre somente em alguns locais ou situações, pode ser normal”, explica o especialista.
Já se o problema ocorre independentemente do local ou com frequência, é recomendado que se busque ajuda médica. Entre os exames que podem ajudar a identificar a causa da dificuldade em iniciar a micção, estão:
- Diário miccional (medidas dos volumes urinários durante o dia feito pelo próprio paciente)
- Ultrassonografia para verificar o resíduo pós-miccional
- Estudo urodinâmico, que mostra a causa da dificuldade para iniciar a micção
- Ultrassonografia de vias urinárias e próstata
- Exame de urina simples
- Urinocultura
- PSA (Antígeno Prostático Específico).
Tratamento
“Sempre que a dificuldade em urinar promover mudança da qualidade de vida do paciente, o mesmo deve imediatamente buscar auxílio médico especializado”, alerta Luiz Nazar.
Segundo o médico, o tratamento varia desde o uso de medicamentos simples, como antibióticos (em caso de infecção urinária) e bloqueadores alfa, podendo chegar até a cirurgia de próstata. “A modalidade cirúrgica abrange cirurgias abertas, endoscópicas e laser”, conta.
Além disso, pode ser recomendado sessões de fisioterapia e psicanálise - principalmente quando a dificuldade em urinar possui relação com a timidez ou complicações psicológicas.
Referências
Healthline
Dr. Carlos R.D Bautzer, CRM/SP: 90.759 - RQE: 060.857, Membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Membro da Confederação Americana de Urologia e atua no núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês.
Dr. Luiz Otávio Ferreira de Sousa Nazar, Médico Especialista em Cirurgia Geral, Laparoscopia e Urologia Do Hospital de Clínicas do Ingá. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia