Sou diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e responsável pelo Servi...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Disgeusia?
O termo disgeusia significa distorção ou diminuição do paladar. Os problemas vão desde paladar distorcido a uma completa perda de paladar. Os sintomas mais comuns são a sensação de paladar alterado e de gosto metalizado. Em casos mais raros, ocorre a completa perda do sentido do gosto.
Causas
Causas da disgeusia
A sensação do gosto normalmente diminui após os 60 anos, sendo mais rápida e frequente a alteração do salgado e do doce. Porém, determinados fatores podem propiciar a disgeusia:
- Paralisia de Bell
- Resfriado
- Infecção nasal
- Pólipos nasais
- Sinusite
- Faringite
- Infecções nas glândulas salivares
- Hipofunção das glândulas salivares (associado ou não com a diminuição da quantidade de saliva secretada)
- Tratamentos oncológicos, incluindo a radioterapia na região de cabeça e pescoço e alguns tipos de quimioterapia
De forma menos comum, a disgeusia pode ser causada por:
- Fumo
- Consequência de cirurgia no ouvido
- Ferimento em cavidade oral ou nariz
- Deficiência de vitamina B12 ou zinco
- Uso de alguns medicamentos, como antitireodianos, captopril, griseofulvina, lítio, penicilina, procarbazina, rifampin etc
Saiba mais: Sinusite: saiba os sintomas, os tratamentos e se tem cura
Tipos
Tipos de disgeusia
Existem alguns tipos principais de disgeusia a se considerar:
- Ageusia: perda total da capacidade de sentir os sabores
- Hipergeusia: há maior capacidade/sensibilidade para sentir sabores
-
Hipogeusia: há uma diminuição da capacidade/sensibilidade para sentir sabores
- Parageusia: há uma troca do sentido dos sabores. Por exemplo, a pessoa pode sentir um sabor doce ao comer algo salgado
- Fantogeusia: a pessoa sente um sabor mesmo na ausência dele
Sintomas
Sintomas da disgeusia
A disgeusia é considerada por si só um sintoma que pode estar relacionado a outros problemas. Porém, pode vir acompanhada de sintomas como:
- Sensação de gosto metálico
- Não sentir algum sabor específico, como doce ou salgado
- Gosto ruim na boca mesmo sem comer
- Gosto ruim ao comer alimentos que estão bons
- Perda total ou parcial do paladar
- Alteração na sensibilidade do paladar
Saiba mais: Tabagismo: o que é, causas e como parar de fumar
Diagnóstico
Diagnóstico de disgeusia
O cirurgião-dentista ou médico faz o diagnóstico de disgeusia por exame clínico, anamnese (através de perguntas específicas relacionadas às principais causas) e exames mais específicos, como tomografia para avaliar possíveis alterações nos seios da face ou parte do cérebro que controla o olfato.
Buscando ajuda médica
Percepção da perda de paladar, alteração do gosto ou percepção de gosto metálico são sintomas de alerta para buscar atendimento médico.
A língua pode detectar apenas gostos doces, salgados, azedos e amargos. Uma boa parte do que é percebido como "gosto" é, na verdade, cheiro. Pessoas com problemas de paladar frequentemente têm um distúrbio de olfato que pode dificultar a identificação do sabor de um alimento (sabor é uma combinação de gosto e cheiro).
Problemas de paladar podem ser causados por qualquer coisa que interrompa a transferência de sensações de gosto para o cérebro ou por condições que afetam a forma como o cérebro interpreta tais sensações. Esses casos merecem atenção médica e tratamento adequado.
Tratamento
Tratamento de disgeusia
O tratamento da disgeusia vai depender do que está causando o problema. Resfriados e alergias podem levar à perda temporária do paladar e não causam maiores preocupações. Em casos em que algum medicamento possa estar levando à disgeusia, o médico pode recomendar uma alteração no remédio.
Alguns cuidados podem ser adotados para o tratamento da disgeusia de forma geral, como:
- Ingestão adequada de líquidos
- Cuidados gerais com uma boa alimentação
- Bochecos com água bicarbonatada
- Boa higiene oral
Saiba mais: Cárie: o que é, causas, tipos e sintomas
Cuidados
O melhor prognóstico está relacionado com a rapidez do diagnóstico. Marque uma consulta com seu dentista se seus problemas de paladar não desaparecerem ou se gostos anormais ocorrem com outros sintomas.
Referências
Alessandro Silva, especialista do Portal Minha Vida, cirurgião e traumatologista Buco-Maxilo-Facial pela UNICAMP e diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
Luana Campos, Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais e Doutora em Biomateriais e Biologia Oral, da Clínica Interclin