Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Doença do legionário?
A doença do legionário é uma forma severa de pneumonia. Ela é causada pela bactéria Legionella pneumophyla e outros tipos de Legionella. A doença do Legionário não passa de pessoa para pessoa, as bactérias normalmente se propagam por meio dos sistemas de ar condicionado dos locais.
Causas
A doença do legionário é causada pela bactéria Legionella pneumophyla e outros tipos de Legionella. Esta bactéria sobrevive no solo e na água e raramente causa infecções.
A maioria das pessoas se contaminam com a bactéria Legionella pneumophyla inalando gotículas de água que a contenham. A contaminação tem sido associada com diversas fontes de transmissão, incluindo:
- Sistemas de ar condicionado de prédios e outros locais
- Banheiras de hidromassagem e banheiras de hidromassagem em cruzeiros
- Fontes decorativas
- Piscinas
- Equipamentos de fisioterapia
- Sistemas de água em hotéis, hospitais e lares de idosos.
A transmissão também pode ocorrer após mexer em solo contaminado.
Sintomas
A doença do Legionário se desenvolve entre dois e dez dias após a pessoa ser exposta a bactéria Legionella. Os sintomas nos primeiros dias são:
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Calafrios
- Febre de 40 graus ou maior.
Por volta do segundou ou terceiro dia a pessoa pode desenvolver os seguintes sintomas:
- Tosse, que pode ter muco e em alguns casos sangue
- Falta de ar
- Dor no peito
- Problemas gastrointestinais como náuseas e vômitos e diarreia
- Confusão
Apesar da doença do Legionário afetar os pulmões, ela também pode causar infecções em feridas e em outras partes do corpo, incluindo o coração. A forma leve de doença do Legionário, conhecida como febre de Pontiac, pode ter sintomas que incluem febre, calafrios, dor de cabeça e dores musculares. A febre Pontiac não infecta os pulmões, e os sintomas geralmente param dentro de dois a cinco dias.
Diagnóstico
Como a doença do Legionário é similar a outros tipos de pneumonia, para conseguir identificá-la seu médico pode pedir os seguintes exames:
- Exame de urina
- Exame de sangue
- Raio X do peito, não para confirmar a doença, mas sim para ver sua extensão
- Exames de uma amostra do catarro ou do tecido pulmonar
- Tomografia computadorizada ou punção lombar caso a pessoa apresente confusão ou outros problemas mentais.
Fatores de risco
Nem todas as pessoas expostas a bactéria Legionella ficam doentes. Os riscos de desenvolver a doença aumentam se a pessoa:
- Fumar: a prática afeta os pulmões e faz com que as pessoas fiquem mais suscetíveis a todos os tipos de infecções nos pulmões
- Tem o sistema imunológico enfraquecido: isso ocorre com portadores de HIV, pacientes transplantados, pessoas em tratamento de câncer, entre outros
- Tem uma doença pulmonar crônica, como enfisema
- Tem mais de 50 anos.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma doença do Legionário são:
- Clínico geral
- Pneumologista
- Infectologista.
Buscando ajuda médica
Busque ajuda médica se você apresenta sinais que foi exposto a bactéria Legionella. Diagnosticar e tratar a doença do Legionário o quanto antes pode ajudar a diminuir o tempo de recuperação e prevenir complicações mais sérias.
Tratamento
O tratamento da doença do legionário é feita a partir da administração de antibióticos. Existem quatro classes de antibióticos que são efetivas em tratar a doença do Legionário, sendo que a escolha da melhor opção depende da condição de cada paciente.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de alguns sintomas da doença do legionário são:
- Cipro
- Ciprofloxacino
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
A doença do Legionário pode ser prevenida com a limpeza meticulosa dos sistemas de águas, piscinas e spas. Não fumar também ajuda a diminuir os riscos de contrair a doença.
Convivendo (Prognóstico)
Algumas atitudes ajudam a evitar que a doença do Legionário piore, são elas:
- Não fumar ou ficar perto de pessoas fumando
- Não beber álcool
- Ficar fora do trabalho e escola e descansar o máximo possível
- Beber muitos líquidos.
Complicações possíveis
As complicações da doença do legionário são:
- Insuficiência respiratória: ocorre quando os pulmões já não são capazes de fornecer o corpo com oxigênio suficiente ou não conseguem remover o dióxido de carbono suficiente a partir do sangue
- Choque séptico: Isso ocorre quando uma queda súbita e grave da pressão arterial reduz o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, especialmente para os rins e cérebro. O coração tenta compensar aumentando o volume de sangue bombeado, mas a carga de trabalho suplementar, eventualmente, enfraquece o coração e reduz o fluxo de sangue ainda mais
- Insuficiência renal aguda: Perda súbita da capacidade de seus rins para desempenhar sua principal função, filtrar os resíduos do sangue. Quando os rins falham, níveis perigosos de líquidos e resíduos se acumulam em seu corpo.
Referências
Clínica Mayo.