Diretor Técnico da Salus Imunizações, é Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos com residência em N...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Enxaqueca oftálmica?
A enxaqueca oftálmica, causada pela predisposição genética, é uma forma de enxaqueca que leva a alterações visuais, podendo até mesmo gerar a perda temporária da visão. Além dos sintomas da enxaqueca comum, como náusea e vômitos, esse tipo de enxaqueca pode acompanhar alguns problemas de visão, como aparecimento de pontos cintilantes, escurecimento da visão e distorção da imagem.
Causas
A principal causa para a enxaqueca oftálmica é a predisposição genética. Os indivíduos predispostos podem ter como desencadeantes fatores como dificuldade para dormir, sensibilidade a odores e a luzes fortes e estresse.
Saiba mais: Dor de cabeça x enxaqueca: entenda as diferenças
Sintomas
Os sintomas da enxaqueca oftálmica incluem:
- Dor de cabeça latejante ou intensa em um ou ambos os lados da cabeça
- Náusea e vômitos
- Sensibilidade à luz e ao som
- Perda transitória de campo visual
- Aparecimento de pontos cintilantes
- Escurecimento da visão
- Distorção da imagem de caráter transitório e de regressão completa
Saiba mais: Enxaqueca vestibular: sintomas podem confundir com labirintite
Diagnóstico
O diagnóstico da enxaqueca oftálmica, geralmente, é clínico e feito por um neurologista ou oftalmologista que, além de analisar os sintomas do paciente, pode solicitar alguns exames complementares, como tonometria e mapeamento de retina.
Fatores de risco
Os fatores de risco que podem levar ao quadro de enxaqueca oftálmica baseiam-se em:
- Insônia
- Perfumes ou odores fortes
- Estresse
- Luzes fortes
- Barulhos intensos
Buscando ajuda médica
É importante buscar um profissional na área de neurologia ou oftalmologia ao apresentar dores frequentes ou sintomas mais graves que acontecem com frequência, e também quando houver perda parcial ou total da visão em um olho.
Tratamento
O tratamento não medicamentoso para enxaqueca oftálmica envolve medidas ambientais e comportamentais que podem ajudar no alívio da dor, como repousar em um local escuro e calmo. Além disso, existe o tratamento medicamentoso, que pode ser feito com antidepressivos e analgésicos à base de ácido acetilsalicílico.
Saiba mais: Cirurgia para enxaqueca: saiba como funciona e quando o procedimento é indicado
Medicamentos
Alguns dos remédios para enxaqueca oftálmica que podem ser solicitados pelo médico incluem:
- Paracetamol
- Ibuprofeno
- Ácido acetilsalicílico
- Amitriptilina
Saiba mais: Remédios para enxaqueca: confira 7 melhores opções
Prevenção
É possível evitar a enxaqueca oftálmica ao evitar seus fatores desencadeantes, como privação de sono, uso prolongado de telas (celulares, TV, tablets, entre outros), jejum prolongado e alimentos com muitos condimentos, corantes e conservantes, como os ultraprocessados (refrigerantes, biscoitos recheados e macarrão instantâneo).
Saiba mais: 5 hábitos que ajudam a evitar enxaqueca
Complicações possíveis
A enxaqueca oftálmica pode estar relacionada a alterações na circulação da retina e adiar o tratamento dessas alterações pode levar a complicações. Crises recorrentes desse tipo de enxaqueca podem levar células da retina à morte. Além disso, também pode indicar risco maior para de AVC (acidente vascular cerebral), em especial nos pacientes portadores de hipertensão arterial.
Saiba mais: Enxaqueca pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares