Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP); realizou Extensão em Dentíst...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Formação atrasada ou ausente dos dentes?
A erupção dos dentes de leite inicia-se entre os 4 e 10 primeiros meses de idade do bebê. Quando há um atraso nessa formação, superando esse tempo, a criança deve ser encaminhada para um odontopediatra, que avaliará os motivos do atraso na erupção da dentição. Normalmente o problema não causa maiores preocupações, mas pode elevar as chances de problemas dentários no futuro.
Causas
Causas do atraso na formação dos dentes
Crianças prematuras têm um atraso relativo, pois se somássemos o tempo que faltou para o prematuro nascer, o tempo de erupção seria estatisticamente o mesmo. Alguns estudos demonstraram que crianças que não foram amamentadas tiveram atraso na erupção dos incisivos superiores e erupção precoce nos molares superiores
Outro estudo mostrou que crianças que continuaram a ser amamentadas exclusivamente após os seis meses de idade tiveram um relativo atraso na erupção. Esse estudo concluiu que a partir do sexto mês é importante que a criança experimente uma alimentação mais solida para que o desenvolvimento da boca seja estimulado.
Saiba mais: Queda dos dentes de leite: entenda os cuidados nessa fase
Outras causas de atrasos na erupção:
- Desnutrição da mãe durante a gestação e da criança nos primeiros meses de vida
- Fatores genéticos
- Síndrome de Down
- Síndrome de Tuner
- Displasia cleidocraniana
- Hipotireoidismo
- Hipoparatireodismo
A ausência de dentes (agenesia) na primeira dentição é mais rara do que em dentes permanentes. A causa que explica melhor a agenesia é a mutação genética e está relacionada a adaptação e à evolução humana.
Na dentição permanente, o dente ausente mais comum é o terceiro molar (dente do siso), depois o incisivo lateral superior e o segundo pré-molar superior. Quando ocorre agenesia de um dente permanente, o dente de leite correspondente fica retido e demora muito mais para cair, podendo ficar na boca até a vida adulta.
Considerações
Pode acontecer, embora bem raro, que o bebê já nasça com um dente ou que haja a erupção bem precoce em até um mês de vida. É necessário fazer o diagnostico para saber se este dente é um ‘’supranumerário’’, isto é, um dente ‘’extra’’ ou se esse dentinho faz parte da dentição normal. O dente supranumerário deve ser extraído, enquanto que o dente da serie de leite deve ser mantido.
Diagnóstico
Diagnóstico de atraso na formação dos dentes
O diagnóstico é feito pelo pediatra e pelo dentista baseado no exame clínico da criança, da boca e das gengivas. O histórico familiar também é considerado e uma radiografias (raio x) pode ser solicitada.
Saiba mais: Cárie: o que é, causas, tipos e sintomas
Buscando ajuda médica
É importante ter um pediatra e um dentista para acompanhar o desenvolvimento da criança e a idade em que acontecem a erupção e a esfoliação dental, pois as alterações podem indicar alguma anomalia.
Saiba mais: 11 atitudes que facilitam a consulta médica
Tratamento
Encontrada a causa, o médico ou o dentista irá propor o tratamento específico. Outras vezes não será necessário fazer nada, apenas respeitar o tempo biológico da criança. A preocupação só é maior caso haja alguma doença adjacente que esteja causando esse atraso da erupção dentária. Nesses casos, a condição deve ser tratada em paralelo ao tratamento dentário.
Referências
Eliana Avelãs, odontóloga da Universidade de São Paulo e especialista do Portal Minha Vida