Médico Otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição. Membro da Sociedade Brasileira de Otorrin...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Orelhas de implantação baixa?
O termo orelhas de implantação baixa refere-se a uma condição na qual as orelhas de uma pessoa estão posicionadas mais abaixo do que o normal em relação à cabeça. Pode representar uma característica individual, assim como pode estar associado a algumas síndromes genéticas, como síndrome de Down e síndrome de Turner.
Causas
As possíveis causas da orelha de implantação baixa são:
- Síndrome de Down
- Síndrome de Turner
- Trissomia do cromossomo 13
- Trissomia do cromossomo 18
- Síndrome de Treacher Collins
- Síndrome de Beckwith-Wiedemann
- Síndrome de Rubinstein-Taybi
- Síndrome de Smith-Lemli-Opitz
- Tumor de Wilms
Sinais
Na maioria dos casos, as orelhas de implantação baixa não causam sintomas físicos, a menos que estejam associadas a problemas auditivos ou a atrasos no desenvolvimento da fala. Porém, a aparência estética pode provocar problemas emocionais ou psicossociais, como baixa autoestima ou desconforto social, principalmente em crianças em idade escolar.
Diagnóstico
O diagnóstico das orelhas de implantação baixa é baseado na anamnese e exame físico detalhados. Em caso de suspeita de associação com síndromes genéticas, exames complementares podem ser realizados.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar orelhas de implantação baixa são:
- Pediatra
- Neonatologista
- Geneticista
Buscando ajuda médica
É importante que o médico pediatra ou o médico otorrinolaringologista sejam consultados em caso de suspeita de implantação baixa das orelhas, além da possível associação com diversas síndromes é importante identificar se há comprometimento auditivo.
Tratamento
O tratamento para orelhas de implantação baixa pode variar dependendo da gravidade da condição e das causas subjacentes. Se ela estiver associada a problemas auditivos, o especialista pode recomendar o uso de aparelhos auditivos. Também existem procedimentos cirúrgicos e implantes para casos selecionados.
Em pessoas que desejam melhorar a aparência estética, a otoplastia é uma opção viável para corrigir a posição das orelhas.
Prevenção
Por ser um problema de origem genética, não há formas de prevenir as orelhas de implantação baixa. Contudo, caso os pais saibam de problemas genéticos na família, podem consultar um especialista para buscar orientações antes da concepção.
Referências
Ministério da Saúde
Departamento de Pediatria da Universidade da Flórida
Escola de Medicina de Stanford
Tratado de Otorrinolaringologia 2017 – 3 Edição.