Dra. Danielle H. Admoni, psiquiatra geral, da Infância e Adolescência, preceptora na residência da Universidade Federal...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O que é Piromania?
A piromania é um transtorno psicológico raro que faz com que a pessoa tenha um desejo quase irresistível de atear fogo em objetos e provocar incêndios. O indivíduo diagnosticado com piromania age por impulso e encontra no fogo uma forma de sentir prazer e de aliviar sintomas como ansiedade e estresse.
Quando o fogo é interrompido, sensações adversas, como angústia e tristeza, também podem aparecer. O paciente pode ficar irritado com facilidade e, em alguns casos, iniciar discussões ou brigas. Geralmente, essa condição afeta mais homens do que mulheres e tende a ser mais frequente em crianças e adolescentes.
Causas
As causas exatas da piromania ainda não são conhecidas, mas existem teorias de que desequilíbrios químicos do cérebro, fatores genéticos e fatores estressores, como traumas de infância e isolamento social, possam ter ligação com a origem do transtorno.
Sinais
Uma pessoa piromaníaca costuma apresentar comportamentos compulsivos e irracionais quando se trata do seu deslumbre pelo fogo. Entre os principais sintomas de quem tem piromania estão:
- Necessidade incessante de atear fogo
- Encanto por tudo relacionado a chamas
- Estresse e angústia antes de colocar fogo em algo
- Sensação de alívio após iniciar alguma chama
- Sensação de prazer ao observar incêndios
- Impulso de dar falsos alarmes de incêndio
Diagnóstico
O diagnóstico de piromania costuma ser bem complexo. A dificuldade de identificar essa condição existe porque alguns sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outros transtornos, como bipolaridade, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas também podem apresentar comportamentos semelhantes aos de uma pessoa piromaníaca.
Para identificar um paciente com piromania, alguns critérios devem ser levados em consideração. São eles:
- Constante obsessão por incêndios
- Frequente impulso de atear fogo
- Não ter motivações específicas para provocar incêndios
Buscando ajuda médica
Como a piromania é um transtorno difícil de ser diagnosticado e que agrega riscos tanto para o paciente quanto para pessoas ao seu redor, é fundamental procurar ajuda médica ao menor indícios dos sintomas do transtorno. Em caso de crianças, é importante que os pais observem se há um comportamento de desobediência referente a proibições de brincadeiras com fogo.
Tratamento
O tratamento da piromania deve ser iniciado logo após o diagnóstico. Geralmente ele é feito com o acompanhamento psiquiátrico juntamente com o psicológico e, quando necessário, o uso de medicamentos pode ser recomendado. A piromania não tem cura, mas com o tratamento adequado, seus sintomas e impulsos em atear fogo podem ser severamente minimizados.
Referências
Dra. Danielle H. Admoni, psiquiatra geral e da Infância e Adolescência
INPA - Instituto de psicologia aplicada