Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Pólipo ou depressão pré-auricular?
Pólipos ou depressões pré-auriculares são anormalidades que encontradas nas orelhas. Um pólipo é a formação de um tecido anormal em alguma parte do corpo. Existem inúmeros tipos de pólipos: uterinos, renais, intestinais, colorretal, entre outros. Um pólipo cutâneo na orelha é, como o próprio nome diz, o surgimento de um tecido anormal em uma ou em ambas as orelhas. Já a depressão pré-auricular consiste em um tipo de rebaixamento, uma parte de tecido mais baixa que o normal localizada na orelha.
Leia também: Por que algumas pessoas têm um buraquinho no alto da orelha?
Causas
Nem sempre é possível identificar os motivos que levam ao surgimento de um pólipo ou de uma depressão na região da orelha. Malformações congênitas, no entanto, costumam ser a causa mais frequente deste problema – apesar de poder existir, também, alguma síndrome genética que possa estar por trás do surgimento do pólipo ou da depressão pré-auricular. Somente uma análise clínica completa e uma consulta com um especialista podem determinar exatamente qual a causa deste sintoma.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar um pólipo ou uma depressão pré-auricular são:
- Clínico geral
- Dermatologista
- Geneticista
- Pediatra
- Reumatologista.
Buscando ajuda médica
Se você notar qualquer anormalidade na orelha de seu filho, procure um médico para saber do que se trata. Pode ser apenas uma deformidade congênita, que não oferece riscos à saúde da criança, mas também pode ser algum problema mais grave, que necessite de atenção especial. Geralmente, os pólipos cutâneos que estão localizados bem à frente da orelha, em sua parte exterior, podem ser mais visíveis nas crianças, principalmente em bebês recém-nascidos.
Leia também: Aconselhamento genético pré-natal mostra possíveis riscos da gestação
Referências
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Dermatologia