Graduação: Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016); Residência: Dermatologia pelo Hospita...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Psoríase capilar?
A psoríase capilar é uma doença inflamatória autoimune que acomete o couro cabeludo em regiões como atrás das orelhas, nuca, topo da testa ou na cabeça inteira. Seus sintomas mais comuns são lesões vermelhas, descamação da pele, coceira e, em alguns casos, queda de cabelo.
Causas
Ainda não se sabe exatamente qual a causa da psoríase capilar. Por se tratar de uma doença autoimune, ela ocorre com o ataque das células ao organismo.
“Não temos causas específicas para esta doença, sabemos que algumas alterações genéticas podem predispor ao aparecimento da psoríase, mas estes casos são raros. Na maior parte das vezes a psoríase ocorre de forma esporádica, ao acaso”, explica Ricardo Carvalho, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde.
Saiba mais: Psoríase gutata: o que é, causas, tratamento e se tem cura
Sintomas
Entre os sintomas da psoríase capilar estão:
- Lesões avermelhadas
- Descamação da pele, semelhantes à caspa (dermatite seborreica)
- Coceira
Psoríase no couro cabeludo causa queda de cabelo?
Sim, a psoríase no couro cabeludo causa queda de cabelo em alguns casos. “Qualquer doença inflamatória do couro cabeludo pode influenciar no ciclo capilar aumentando a queda. No entanto, não é esperado que a psoríase deixe sequelas permanentes. O que esperamos é que, com o tratamento e a melhora da condição, o ciclo capilar volte ao normal e a queda exacerbada pare”, esclarece o dermatologista.
Diagnóstico
De acordo com o dermatologista, o diagnóstico da psoríase no couro cabelo é feito de forma clínica, com a avaliação das lesões e dos sintomas apresentados pelo paciente.
“Diferenciar o diagnóstico entre psoríase e dermatite seborreica pode ser muito desafiador, mesmo com a biópsia do couro cabeludo. Muitas vezes o diagnóstico fica incerto por anos. No entanto, felizmente, o tratamento das duas é parecido e pode ser implementado para melhora da qualidade de vida do paciente mesmo sem o diagnóstico específico”, informa Ricardo.
Saiba mais: Como é feito o tratamento para psoríase? Conheça as principais opções
Tratamento
Tratamento para psoríase capilar
O tratamento para psoríase capilar é feito com o objetivo de aliviar os sintomas e pode variar de acordo com a gravidade da doença. Podem ser usados os seguintes métodos:
- Shampoos: os shampoos para psoríase capilar são prescritos por dermatologistas e, na maior parte dos casos, são usados em conjunto com medicações. As soluções podem conter corticoides, anti-inflamatórios, vitamina D e ácido salicílico.
- Medicamentos: remédios para psoríase capilar são indicados em casos moderados a graves e podem ser usados em conjunto com outras formas de tratamento. Entre os mais prescritos estão os retinoides orais e imunossupressores.
“Na falha das medicações orais, podemos, também, lançar mão de imunobiológicos, tratamentos que geralmente vêm na forma de injeções subcutâneas e que parecem ser mais eficazes para casos mais graves”, explica Ricardo Carvalho.
Mais Sobre
Fotos de psoríase capilar
Atenção! As fotos a seguir são fortes: