Dr. Gustavo Martins é médico graduado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. É dermatologista e cirurgião dermatol...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Psoríase invertida?
A psoríase invertida é uma doença inflamatória autoimune que acomete as regiões úmidas e com dobras do corpo, como axilas, debaixo dos seios e virilha. Também chamada de psoríase inversa e psoríase intertriginosa, a condição provoca sintomas como lesões vermelhas na pele que podem desenvolver fissuras e sangramentos.
Causas
A causa da psoríase invertida ainda não é totalmente conhecida. No entanto, por se tratar de uma doença autoimune, sabe-se que é desencadeada por uma resposta imunológica desregulada, em que o sistema imunológico ataca as células saudáveis da pele.
“Fatores genéticos desempenham um papel importante, pois a presença de certos genes aumenta a predisposição ao desenvolvimento da condição. Além disso, outros fatores desencadeantes incluem estresse, infecções e trauma na pele”, informa o dermatologista Gustavo Martins.
Sintomas
Os sintomas da psoríase invertida são:
- Manchas vermelhas na pele
- Lesões lisas que não descamam e se intensificam após a transpiração
- Fissuras
- Sangramento
Saiba mais: Psoríase capilar (couro cabeludo): o que é, sintomas, tratamento e fotos
Diagnóstico
De acordo com o dermatologista, o diagnóstico de psoríase invertida é feito de forma clínica, com a avaliação das lesões e dos sintomas apresentados pelo paciente. “Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma biópsia da pele para confirmar o diagnóstico e descartar outras condições dermatológicas”, explica Martins.
Fatores de risco
Alguns dos fatores de risco da psoríase invertida são:
- Histórico familiar
- Estresse
- Obesidade
- Infecções
- Diabetes
- Doenças cardiovasculares
- Uso de medicamentos como betabloqueadores e lítio
Tratamento
O tratamento para psoríase invertida é feito com foco no alívio dos sintomas, já que a condição não tem cura. “A escolha do tratamento depende da gravidade da condição, da resposta do paciente e de outros fatores individuais. Uma abordagem multidisciplinar, envolvendo dermatologistas e outros profissionais de saúde, é frequentemente recomendada”, afirma Gustavo Martins.
Para o tratamento podem ser usadas as seguintes abordagens:
- Cremes corticoides: o uso de cremes e pomadas para psoríase com corticoides na formulação, como hidrocortisona ou betametasona, pode ser indicado para reduzir a vermelhidão e as dores
- Cremes antifúngicos: cremes com agentes antifúngicos, como clotrimazol e fluconazol, podem ser prescritos
- Calcipotriol: indicado especificamente para quadros de psoríase, pode ser prescrito em forma de creme ou pomada
- Fototerapia: com ação anti-inflamatória, a fototerapia faz uso controlado de luz ultravioleta para reduzir as lesões
Saiba mais: Remédio para psoríase: conheça as opções mais indicadas para o tratamento
Complicações possíveis
Psoríase invertida pode matar?
Segundo o dermatologista, a psoríase invertida não é letal. “Embora a doença possa ter um impacto significativo na qualidade de vida devido a desconforto físico e emocional, ela não leva à morte. No entanto, é importante buscar tratamento adequado para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, orienta.