Psicóloga sistêmica e cognitiva construtivista. Possui pós-graduação em Neuropsicologia pela Santa Casa de São Paulo e é...
iRedatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
O que é Síndrome de Munchausen?
A síndrome de Munchausen, também conhecida como transtorno factício, é uma patologia mental que resulta na necessidade de simular uma doença ou trauma, cujo principal objetivo é atrair compaixão.
Para isso, as pessoas portadoras desse transtorno chegam a ingerir remédios ou sujeitam seus corpos a mutilações a fim de provocar sintomas físicos reais. Para os psiquiatras, a síndrome de Munchausen não se trata de uma doença, mas sim de um distúrbio de comportamento.
Diferente da hipocondria, onde o paciente teme excessivamente sofrer de uma doença inexistente ou não diagnosticada, a pessoa que sofre da síndrome de Munchausen criará realmente sintomas visíveis. Qualquer pessoa com esse distúrbio também conhece perfeitamente qualquer doença que decida contrair.
Síndrome de Munchausen por procuração
A síndrome de Munchausen por procuração é uma doença em que uma pessoa, geralmente a mãe, causa ou simula uma patologia orgânica na criança, com a consequência de submetê-la a explorações e tratamentos desnecessários e até mesmo perigosos.
Essa síndrome em particular pode ser entendida como uma forma de abuso infantil, caracterizada por crianças vítimas de patologias inventadas ou provocadas por suas mães ou pais.
Geralmente, as vítimas costumam ser pessoas vulneráveis, dependentes desse adulto, como é o caso das crianças, mas também pode atingir idosos ou pessoas deficientes.
Os distúrbios mais frequentes alegados pelos pais são sangramento, convulsões, apnéia, diarreia, vômitos, febre ou erupções cutâneas.
O tratamento da síndrome de Munchausen por procuração é complexo e deve ser feito através de uma avaliação minuciosa e detalhada do funcionamento familiar, bem como do histórico médico da vítima.
Às vezes, dependendo das consequências à saúde da criança, frente ao abuso sofrido no contexto da síndrome de Munchausen, a hospitalização pode ser necessária e o tratamento deve cuidar dos sintomas induzidos. O acompanhamento dos pais e dos filhos deve ser oferecido quando possível.
Causas
As causas exatas da síndrome de Munchausen são complexas e ainda pouco conhecidas. No entanto, frequentemente, os pacientes diagnosticados com o distúrbio apresentam histórico de estresse, transtorno ansioso-depressivo e transtorno de personalidade grave , geralmente com traços limítrofes.
Sinais
Os sinais clínicos da síndrome de Munchausen giram em torno de uma simulação de falsos sintomas com foco em uma doença específica.
Depois de estudá-la, o paciente encontrará os meios de induzir os sintomas correspondentes a essa doença, ainda que para isso precise se envenenar ou até mesmo auto infligir traumas e lesões que o encaminharão ao médico e à patologia previamente escolhida.
De acordo com os critérios do DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição), podem ser citados três sintomas principais da síndrome de Munchausen:
- Produção ou simulação intencional de sinais ou sintomas físicos ou psicológicos de doenças;
- Motivação em desempenhar o comportamento e papel de paciente;
- Ausência de motivos externos para esse comportamento.
Diagnóstico
Por conta das causas e dos sintomas inespecíficos, a síndrome de Munchausen pode ser difícil e demorada de se diagnosticar. No entanto, a falta de efeito dos medicamentos prescritos, bem como grande número de cicatrizes de lesões ou operações cirúrgicas, podem ser indícios que acabam levando o médico ao diagnóstico.
Frequentemente, a hospitalização da pessoa é necessária. Durante o processo, é de suma importância a monitoração desses pacientes para que eles não tenham acesso a qualquer medicação.
Também é muito importante que o médico faça uma abordagem não agressiva ou punitiva ao paciente ao identificar sinais do distúrbio. Alguns especialistas recomendam tratamento psicológico sem exigir que os pacientes admitam seu papel na doença.
Tratamento
O tratamento da síndrome de Munchausen também pode ser difícil de ser implementado, isso porque os pacientes, geralmente, se recusam a admitir a falsidade dos sinais clínicos.
Quando o médico consegue fazer com que o paciente admita a presença da síndrome, geralmente é prescrita a consulta com um psiquiatra e/ou psicólogo para iniciar o tratamento adequado.
Referências
- Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 300.19 (F68.10)
- Carla Guth, psicóloga pela Universidade Paulista - UNIP, pós graduação em Psicopedagogia e Neuropsicologia pela Santa Casa de São Paulo