Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1971-76),Residência para especialização em Ortopedia...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Tendinite do calcâneo?
Tendinite do calcâneo é a condição em que ocorre uma inflamação ou uma degeneração do tendão de Aquiles, na parte de trás do calcanhar. Entre os principais sintomas estão inchaço local e presença de dor, principalmente ao andar e pela manhã.
Causas
Há diferentes causas para a tendinite do calcâneo. O tendão pode sofrer lesões durante exercícios intensos, após doenças que afetam o condicionamento físico ou, até mesmo, pela pressão sofrida na região pelo uso contínuo de sapatos de salto alto.
Existem dois músculos grandes na panturrilha: o gastrocnêmio e o sóleo. O tendão de Aquiles conecta esses músculos aos ossos do calcanhar. Eles são importantes para caminhar, correr, pular, entre outras atividades comuns.
Assim, pode ocorrer inflamação devido ao desgaste do tendão, às vezes também relacionado à artrite. Em outros casos, a tendinite do calcâneo também pode ocorrer devido à inflamação decorrente de lesões e infecções.
Sinais
Os sintomas da tendinite do calcâneo são:
- Dor no calcanhar e no tendão ao praticar atividades simples, como andar ou correr
- A área pode ficar dolorida e rígida, principalmente durante a manhã, ao acordar
- O tendão pode ficar dolorido e sensível ao toque e a movimentos simples
- A pele sobre o tendão pode ficar inchada e quente
Diagnóstico
De acordo com o ortopedista Luiz Carlos Ribeiro Lara, o diagnóstico é primariamente clínico. Isso inclui o exame físico do paciente e avaliação dos sintomas. “Se quisermos fazer um estudo um pouco mais aprofundado da lesão dessa tendinite, podemos pensar, então, nos exames como ultrassom ou numa ressonância magnética, mas que não seriam fundamentais para o diagnóstico”.
Além disso, o médico complementa que, para afastar a possibilidade de outras patologias, como a deformidade de Haglund ou calcificações sobre o tendão de Aquiles, também pode ser solicitado o exame de raio X.
Fatores de risco
A tendinite do calcâneo decorrente do desgaste da articulação é muito comum em jovens, principalmente entre os que praticam atividade física. O problema pode ocorrer em pessoas que caminham, correm ou em atletas de outras modalidades.
Esportes como o basquete e o vôlei exigem pulos constantes que depositam muito estresse sobre o tendão de Aquiles, fazendo com que atletas dessas modalidades esportivas sejam mais propensos a desenvolver o problema. Além disso, o aumento da intensidade dos exercícios e a falta de alongamento também podem levar à tendinite do calcâneo.
Tratamento
O tratamento da tendinite do calcâneo conta com diferentes técnicas que são aplicadas de acordo com o quadro de cada paciente:
- Anti-inflamatórios
- Fisioterapia
- Alongamentos
- Crioterapia
- No caso de atletas, é essencial a diminuição da prática de atividade esportiva
Saiba mais: Envelhecimento saudável: fisioterapia na 3ª idade previne doenças
Prevenção
A prevenção é possível por meio da prática saudável de exercícios físicos, que procurem manter a força e a flexibilidade dos músculos da panturrilha. Isso é especialmente importante para atletas, já que o uso excessivo do tendão de Aquiles pode levar à tendinite no local.