Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF//MG) em 2002. Residência Médica em Neurologia pela...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Tremor essencial?
Tremor essencial é um distúrbio neurológico que provoca movimento involuntário e oscilação rítmica das mãos, das pernas, da cabeça e até da voz. Apesar de não ser considerada grave, a condição pode ser confundida com Parkinson e trazer consequências para a qualidade de vida, como interferir nas relações sociais e de trabalho.
Causas
As causas do tremor essencial ainda não são totalmente esclarecidas. No entanto, estudos indicam uma possível relação com falhas na comunicação entre as diferentes áreas do cérebro. Além disso, acredita-se que o tremor essencial tenha origem genética, uma vez que familiares de um portador desta doença têm mais chance de ser acometidos.
Saiba mais: Tremores nas mãos nem sempre indicam doença da Parkinson
Sintomas
Os sintomas de tremor essencial mais comuns são:
- Tremor incontrolável e rítmico que pode afetar mãos, braços, pernas, língua, voz (laringe), queixo e cabeça
- Perda de coordenação ou de equilíbrio
- Este tremor melhora quando as mãos estão em repouso
- Inicialmente afeta somente um dos lados do corpo, mas, conforme a condição vai avançando, é possível que os sintomas sejam sentidos de ambos os lados
- O tremor piora durante movimentos ou quando o paciente está nervoso
Saiba mais: Mal de Parkinson: principais sintomas incluem tremor e rigidez muscular
Diagnóstico
Quando se pensam em causas secundárias de tremor, como doenças da tireoide, ou quando existe dúvida entre tremor essencial e doença de Parkinson, podem ser necessários exames específicos, como cintilografia cerebral com radiotraçadores para o transportador de dopamina e ressonância magnética de crânio.
Fatores de risco
Ter alguém na família com tremor essencial é um fator de risco importante. Quando isso acontece é chamado de tremor essencial familiar.
Buscando ajuda médica
Em indivíduos com tremor essencial a principal razão para buscar auxílio médico seria quando os sintomas estão interferindo nas atividades do dia a dia. Por exemplo, atrapalhando na profissão, nas tarefas domésticas, gerando embaraços sociais (constrangimentos).
Quando o tremor ocorre somente em uma das mãos, na cabeça, quando está associado à rigidez, à lentidão ou ao desequilíbrio, ou se iniciou após os 65 anos de idade, também é necessário buscar auxílio médico.
Saiba mais: Parkinson: 11 sintomas além dos tremores
Tratamento
O tratamento para tremor essencial inclui as seguintes opções:
- Cirurgia de estimulação cerebral profunda: coloca-se um eletrodo em uma região profunda do cérebro transmitindo uma corrente elétrica indolor e imperceptível a partir de um gerador (“marca-passo”) colocado sob a pele (abaixo da clavícula)
- Toxina botulínica: substância que bloqueia os sinais de movimento do músculo. Podem ser injetadas, por exemplo, no pescoço de pacientes com tremor de cabeça (tremor cefálico)
Exercícios para tremor essencial
A fisioterapia também é uma alternativa de tratamento para tremor essencial, especialmente para os casos mais graves, quando os tremores dificultam a realização de atividades diárias, como comer, apertar o cadarço dos sapatos ou pentear o cabelo. As atividades de fortalecimento dos músculos são os melhores exercícios para o tremor essencial, como ginástica funcional e natação.
Saiba mais: Tremor nos olhos é sinal comum de estresse: como controlar?
Medicamentos
Os medicamentos que podem ser utilizados no tratamento para tremor essencial são:
- Oropranolol
- Primidona
- Clonazepam
- Gabapentina
- Topiramato
Tem cura?
O tremor essencial não tem cura, mas a doença pode ser retardada através de alguns medicamentos que buscam aliviar os sintomas, retardando os tremores.
Convivendo (Prognóstico)
O tremor essencial, embora, benigno, pode gerar diversos transtornos, especialmente quando o indivíduo está em público. Se a incapacidade de usar as mãos para segurar objetos for grande, recomenda-se canudinhos para ingerir líquidos, assim como não encher copos até o topo.
As medicações melhoram bastante este movimento involuntário, mas em situações de estresse, existe uma grande chance de o tremor piorar. Assim, controle do estado psíquico é fundamental.
Complicações possíveis
Algumas das complicações possíveis do tremor essencial incluem:
- Interferir significativamente nas atividades do dia a dia da pessoa
- Doença de Parkinson
- Risco de perda de audição associada ao distúrbio
Referências
Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde
Rede D'Or