Graduado em medicina pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), tem especialização em ortopedia e em cirurgia da colu...
iRedatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é Cifoplastia?
A cifoplastia é um procedimento ambulatorial usado para tratar fraturas por compressão dolorosa na coluna vertebral. O procedimento também é chamado cifoplastia com balão. Ele é feito injetando cimento acrílico (polimetilmetacrilato, ou PMMA) no interior da vértebra.
Indicações
A cifoplastia é indicada para pessoas que sofreram uma fratura em decorrência da compressão óssea, com redução da altura do corpo vertebral. É comum em pessoas com osteoporose e neoplasias de coluna, mas pode acontecer como um trauma agudo. Seu médico pode indicar a cifoplastia se você sofrer de dor grave e incapacitante, que não melhoram com o repouso no leito, medicamentos para a dor, uso de colete e fisioterapia.
Saiba mais: Dieta enriquecida com azeite de oliva previne a osteoporose
Sinônimos
Cifoplastia com balão
Contraindicações
Pessoas com alguma destas condições não são indicadas para a cifoplastia:
- Gravidez
- Distúrbios da coagulação sanguínea
- Vértebra plana
- Tumores osteoblásticos
- Osteomielite.
Considerações
Possíveis complicações/riscos
A cifoplastia é um procedimento muito seguro. As complicações podem incluir:
- Hemorragia
- Infecção
- Reações alérgicas a medicamentos
- Problemas respiratórios ou cardíacos
- Vazamento do cimento ósseo na área circundante (o que pode causar dor se afetar coluna vertebral ou nervos).
Saiba mais: Diabetes: quais os cuidados em procedimentos cirúrgicos?
Como é a recuperação do paciente
Você provavelmente voltará para casa no mesmo dia da cirurgia. Entretanto, ele não pode dirigir, a não ser que o médico diga que está tudo bem. Após o procedimento:
- Você capaz de andar, mas o ideal é ficar na cama durante as primeiras 24 horas, levantando para usar o banheiro apenas; Após as 24 horas, você pode lentamente retornar às suas atividades normais; Evite atividades cansativas e extenuantes por pelo menos seis semanas; Se sentir dor, aplique gelo na área da ferida afetada.
Pacientes que fizeram cifoplastia costumam ter menos dor e uma melhor qualidade de vida após a cirurgia. Eles geralmente precisam de menos medicamentos para a dor e podem mover-se melhor do que antes.
Custo da cirurgia
A cifoplastia pode ser realizada em alguns centros hospitalares no SUS, além de ter a cobertura de alguns planos de saúde. Procure saber no hospital mais próximo de você ou com seu médico ortopedista.
Regulamentação
Aprovada pelo Food and drug administration em 2000]
Segundo a ANS "O Rol de Procedimentos vigente, estabelecido pela Resolução Normativa no 211/2010 e revisado pela Resolução Normativa no 262/2011, inclui o procedimento denominado OSTEOPLASTIA OU DISCECTOMIA PERCUTÂNEA (VERTEBROPLASTIA E OUTRAS)"
Preparo e como é feita a cirurgia?
Exames necessários para realizar a cirurgia
É feita uma avaliação física e neurológica, para determinar se a fratura esta causando compressões dos nervos. Também pode ser pedida uma radiografia, tomografia ou ressonância magnética, para entender a progressão da deformidade, características da vértebra fraturada e outras vértebras em risco. Em pacientes com câncer pode ser pedida uma cintilografia óssea.
Recomendações pré-cirurgia
Antes da cirurgia, informe sempre o seu médico ou enfermeiro:
- Quais remédios você está tomando, independente de precisar ou não de prescrição
- Se você tem ingerido muito álcool
- Se você fuma ou está tentando parar
- E outras doenças que você possa apresentar.
Durante os dias antes da cirurgia, você pode ser solicitado a parar de tomar ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, coumadin e outras drogas que dificultam a coagulação do sangue. Pergunte ao seu médico quais os remédios que você pode continuar tomando no dia da cirurgia.
No dia da cirurgia:
- Você não poderá comer nem beber nada antes do teste
- Tome seus medicamentos permitidos normalmente
- Siga as orientações do médico ou enfermeiro para posicionamento.
Como é realizada
A cifoplastia é feita em um hospital ou ambulatório. O paciente é deitado de barriga para baixo, então é aplicada uma anestesia local e sedação leve - ou seja, o paciente fica consciente, porém sonolento e sem dores. Então, uma agulha é introduzida seguindo o trajeto que foi anestesiado, até ser colocada dentro do osso. Isto é feito com o uso de um aparelho de raio-x, que permite ver praticamente em tempo real o correto posicionamento da agulha. É inserido um balão para dentro do osso por meio da agulha, que é inflado. Visando recuperar a altura das vértebras. Uma vez a coluna na posição correta, é colocado cimento ósseo dentro da vértebra, no geral feito de polimetil-metacrilato (PMMA). Em poucos minutos esse metal já seca e deixa o osso mais firme.
Qual médico realiza a cirurgia
O procedimento pode ser feito por um cirurgião-neurorradiologista, um neurocirurgião ou um ortopedista especializado em coluna.
Tipos de anestesia
A anestesia é local, aplicada na área em que será colocado o cimento ósseo.
Tempo de duração do procedimento
A cifoplastia dura de 30 a 40 minutos. Depois disso, o paciente permanece deitado por cerca de duas horas. Em alguns casos ele pode sair do hospital no mesmo dia, em outros, somente no dia seguinte.
Referências
Rodrigo Junqueira Nicolau, da Clínica colunar e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia