Otorrinolaringologista especialista pela Soc. Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial. Especialista...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Cirurgia para rinite?
A cirurgia para rinite, chamada turbinectomia, geralmente associada à septoplastia – cirurgia que corrige o desvio de septo – visa melhorar os sintomas de obstrução nasal. Ela melhora o desvio de septo e a condição das conchas nasais ao remover seu excesso, proporcionando uma melhor ventilação nasal e a diminuição das crises de rinite.
Como funciona a cirurgia?
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Não existe corte externo, tudo é feito de maneira intranasal e, geralmente, por via endoscópica.
Para quem é indicada?
A cirurgia é indicada para os pacientes resistentes ao tratamento clínico que não apresentam melhora e para os pacientes com obstrução nasal severa.
Saiba mais: Desvio de septo: quando é necessário operar?
A cirurgia cura totalmente a rinite?
A cirurgia não cura a rinite. Ela ameniza os sintomas de obstrução nasal. Portanto, o cuidado e o acompanhamento clínico devem continuar para a manutenção adequada da mucosa nasal e para reduzir a recorrência dos sintomas.
Saiba mais: 6 medidas para aliviar os sintomas da rinite
Contraindicações
A cirurgia para rinite é contraindicada para pacientes com doenças graves ou condições clínicas que não possam ser submetidos à anestesia geral, como doenças cardíacas, doença de Parkinson, Alzheimer, ou que tiveram um AVC. Além disso, gestantes também não podem realizar a cirurgia.
Saiba mais: Descongestionante nasal faz mal? Saiba como acabar com o vício!
Cuidados
Cuidados preparativos antes do procedimento
Os cuidados preparativos antes do procedimento limitam-se à realização de todos os exames pré-operatórios para a segurança absoluta da cirurgia, como exames clínicos (nasofibrolaringoscopia) e de imagem, como a tomografia da face.
Cuidados após o procedimento
Os cuidados após a cirurgia incluem um repouso relativo sem esforço físico e sem exposição excessiva a altas temperaturas para evitar sangramento nasal. É extremamente necessário uma limpeza adequada do nariz através das lavagens nasais com soro fisiológico e acompanhamento médico regular.
Saiba mais: Lavagem nasal para rinite: como fazer da forma correta?