Dentista especialista em Odontopediatria, habilitada em Sedação Inalatória com Óxido Nitroso habilitada em Laserterapia...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Canal no dente?
O tratamento de canal no dente, também chamado de endodontia, é um procedimento que consiste na remoção da polpa dentária, tecido localizado no interior do dente. A remoção pode ser recomendada em casos de processos inflamatórios ou infecciosos, para que o paciente não perca o dente acometido.
Quando o canal no dente é indicado?
De acordo com a dentista Ilana Marques, o tratamento de canal no dente é indicado nos seguintes quadros:
- Cárie profunda: quando a cárie atinge a polpa do dente, podendo causar infecção e inflamação
- Abscesso dentário: infecção bacteriana grave na raiz do dente ou ao redor dela
- Trauma dentário: ao ocorrer uma fratura ou impacto forte no dente que possa danificar a polpa
- Dentes extremamente sensíveis a estímulos térmicos (quente ou frio)
- Reinfecção: casos em que, mesmo após o tratamento de canal, o dente volte a desenvolver uma nova infecção
Para concluir o diagnóstico, o especialista poderá solicitar alguns exames durante a avaliação clínica, como explica Ilana. “Isso pode incluir testes de sensibilidade para identificar a localização e a gravidade da infecção”, aponta. Exames de imagem, como tomografia computadorizada e radiografia periapical também podem ser solicitados.
Quanto custa fazer canal no dente?
O valor do procedimento pode variar de acordo com a clínica, profissional desejado e até mesmo complexidade do caso. No entanto, segundo Ilana Marques, o canal no dente pode custar entre 500 a 1500 reais por dente.
Saiba mais: Tipos de cárie: conheça os mais comuns e como prevenir
Considerações
Como é feito o canal no dente?
O procedimento de canal no dente é feito em ambiente odontológico, com o suporte de especialistas. O paciente recebe uma anestesia local, para continuar acordado e sem dor durante o procedimento.
Com o auxílio de uma broca, é feita uma abertura na parte de trás ou na coroa do dente, para acessar a polpa dentária. O especialista remove a polpa e quaisquer tecidos dentários que estejam danificados e realiza a irrigação dos canais radiculares para remover qualquer tipo de bactéria e resíduos.
Após a irrigação, o dente é preenchido com materiais específicos para evitar uma reinfecção. Para finalizar, ocorre a restauração do dente, parte em que o especialista reconstrói a estrutura externa do dente e pode envolver a aplicação de uma coroa dentária.
Saiba mais: Extração de dente: saiba o que comer e o que evitar
Canal no dente precisa de repouso?
De acordo com Ilana, o repouso após o canal no dente não é obrigatório. No entanto, é importante que o paciente adote alguns cuidados durante as primeiras horas após o procedimento, a fim de garantir uma boa recuperação, como:
- Evitar consumir alimentos duros e rígidos
- Manter uma boa higiene bucal
- Evitar atividades extenuantes
- Não fumar ou consumir álcool
“Se ocorrerem sintomas como dor intensa, inchaço persistente, febre ou qualquer outro problema após o tratamento de canal, é importante entrar em contato com o dentista imediatamente para avaliação e orientação adicionais”, orienta a especialista.