Paola Smanio realizou Residência Médica em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese. É t...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, bem-estar, beleza, fitness e família.
O que é Exame de triglicerídeos?
Utilizado para medir a concentração de triglicerídeos no sangue, o exame é parte importante do monitoramento do perfil lipídico, que também inclui a medição de colesterol total, colesterol HDL e colesterol LDL.
Os triglicerídeos ou triglicérides são considerados uma das principais gorduras do corpo, atuando no armazenamento de energia e se acumulando nas células do organismo. Eles são ingeridos durante as refeições mas também podem ser produzidos pelo fígado.
A elevação dessas gorduras ou lípides pode aumentar de forma significativa o risco de doenças cardiovascular como o infarto do miocárdio e AVC, esta última com a maior causa de morte no mundo.
De acordo com Paola Smanio, Head Médica da cardiologia do Grupo Fleury, o consumo em excesso de carboidratos, ou seja, massa, açúcares e bebidas alcóolicas configuram-se como um dos principais fatores para o aumento dos triglicerídeos. “Além disso, o sedentarismo contribui para que esse resultado fique elevado. Há ainda uma condição rara, a hipertrigliceridemia familiar, uma mutação genética que também pode provocar essa condição”, explica.
Como ele é feito?
As análises são feitas por meio da coleta de sangue do paciente e a amostra é processada posteriormente no laboratório até chegar ao resultado.
Recomendações
A coleta do exame pode ser realizada sem jejum, porém, caso o resultado da análise sanguínea seja elevado, é indicado que o teste seja refeito com jejum de 12 horas. Consulte o laboratório para receber mais orientações sobre o preparo.
Periodicidade do exame
A dosagem de triglicérides assim como de todos deve ser feita de rotina, em geral 1 vez ao ano, já que sua elevação não produz sinais ou sintomas. “Quando elevados, as dosagens devem ser feitas com maior periodicidade para verificar se o tratamento proposto está sendo suficiente e estabilizando os limites normais dos níveis sanguíneos”, detalha Paola.
Interpretando resultados
São utilizados os seguintes valores de referência no exame:
- Com Jejum <150 mg/dL
- Sem jejum <175 mg/dL.
Em caso do aumento de triglicerídeos, ocorre a hipertrigliceridemia, relacionada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, além de diabetes, obesidade, resistência à insulina e hipertensão arterial.
O tratamento consiste em mudança do estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular, reeducação alimentar, evitando gorduras, doces, massas, consumo de bebidas alcóolicas e, se necessário, o uso de medicamentos.