Patrícia Moreira Gomes é diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Glicemia média estimada?
A glicemia média estimada é a medida de concentração de glicose no sangue em um longo período, normalmente, de dois a três meses. Essa taxa é obtida com base nos resultados do teste de hemoglobina glicada, que indicam os níveis de glicose no sangue no período calculado.
A medida pode auxiliar no controle e no monitoramento do diabetes, assim como na resposta ao tratamento.
Considerações
Como é medida a glicemia média estimada?
Patrícia Moreira Gomes, endocrinologista e diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), explica que a glicemia média estimada é calculada a partir dos valores apresentados no teste de hemoglobina glicada.
“Esses testes fornecem uma média dos níveis de glicose no sangue durante o período de vida da hemácia (glóbulos vermelhos ou células vermelhas do sangue), que é de aproximadamente de dois a três meses”, informa.
Saiba mais: Hipoglicemia: o que é, sintomas e como tratar
Qual o valor normal da glicemia média estimada?
A glicemia média estimada não possui um valor de referência exato, já que é avaliada de acordo com os níveis indicados na hemoglobina glicada. Segundo a especialista, é possível interpretar os valores da seguinte forma:
- até 5,6%: normal
- 5,7% a 6,4%: pré-diabetes
- acima de 6,5%: diabetes
Saiba mais: É verdade que não existem sintomas de pré-diabetes no corpo?
O que a glicemia média estimada pode indicar?
Os níveis de glicose obtidos na glicemia média estimada podem indicar o risco do desenvolvimento de diabetes ou negligência no tratamento. “Isso pode indicar um controle inadequado do diabetes e aumentar o risco de complicações a longo prazo, como doenças cardiovasculares, danos nos nervos e nos rins, entre outros problemas de saúde”, esclarece a endocrinologista.