Dr. Jô Furlan é graduado em Medicina e pós-graduado em Medicina Comportamental pela UNIFESP - Universidade Federal de Sã...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iApaixonada pela vida e formada em nutrição por amor a comida de verdade. Seus Hábitos só terão resultados quando forem s...
iO que é Licuri?
O licuri, fruto de uma palmeira típica da região da caatinga, é uma espécie de “minicoquinho”, também conhecido como “alicuri” ou “cabeçudo”. Ele se parece com a castanha, mas tem sabor e aroma muito parecidos com os de coco seco. Além da cor da polpa, o licuri é muito mais duro e fibroso que o coco popularmente consumido.
Muito usado na culinária, especialmente na cozinha baiana, o fruto é benéfico para o tratamento da osteoporose, além de agir contra alguns tipos de micose e infecções por bactérias.
O licuri pode ser consumido de diversas formas: seja maduro ou torrado, o coquinho rico em ácido caprílico - uma espécie de gordura boa - pode virar ingrediente de granola e até servir na confecção de óleos e azeites (óleo de licuri e azeite de licuri).
Propriedades
Os três principais elementos que compõem o licuri são o ácido láurico, o ácido caprílico e o ácido cáprico, responsáveis pelos benefícios que o coquinho tem a oferecer. Além destes, o licuri possui outras substâncias importantes presentes em sua polpa, como o manganês e o cálcio, que facilitam e melhoram a performance de diversas reações químicas no corpo, além do cobre e zinco.
Já a amêndoa (dentro do licuri), além de ser constituída 50% de óleo, é rica em cálcio, manganês, cobre, magnésio, ferro e selênio. Para o nutrólogo Jô Furlan, “embora o ácido caprílico também esteja presente em sementes, como o coco e o amendoim, o licuri certamente é um dos alimentos mais ricos nesse componente, o que permite uma ação muito peculiar contra certos tipos de patologia”.
Além disso, devido às suas características antibacterianas, antifúngicas, antivirais, o licuri é um ótimo alimento para favorecer o sistema imunológico.
Saiba mais: 5 motivos para incluir amêndoas na sua rotina
Benefícios
Quais são os benefícios do licuri?
Devido às suas propriedades antibacterianas, antioxidante e antifúngica, o licuri não só ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico como também traz diversos benefícios para a saúde, entre eles:
- Previne a osteoporose;
- Fortalece os ossos;
- Previne aterosclerose;
- Previne problemas cardíacos;
- Combate contra a artrite reumatoide;
- Age contra infecções e inflamações;
- Ajuda no combate a hipoglicemia;
- Previne a lúpus.
Segundo o especialista em nutrologia Jô Furlan, o ácido caprílico presente no licuri possui uma ação muito interessante no que diz respeito à proteção do corpo contra certas agressões e alguns tipos de fungos e bactérias, além de ser altamente nutritivo.
“O ácido caprílico permite uma ação muito peculiar, como antifúngica, contra certos tipos de patologia, como fungos, algumas alterações de pele, alguns tipos de micose e ainda possui um bom efeito contra a gastroenterite e infecções por bactérias”.
Além desse componente atuar como uma gordura boa, ele também é capaz de combater o déficit energético do cérebro. Devido ao envelhecimento, é normal que nosso corpo diminua a capacidade de absorver glicose no cérebro, passando a absorver, mais ou menos, 20% da energia do nosso corpo.
“Ao adotar uma dieta rica em ácido caprílico, você automaticamente melhora sua performance cerebral, desde a parte cognitiva, assim como a sua nutrição e as funções neurais”, explica o médico.
Licuri ajuda a emagrecer?
Conforme a nutricionista Cris Ribas, o licuri não é recomendado para o processo de emagrecimento por ser um alimento altamente calórico. “Devido ao seu alto teor de lipídios, ele deve ser consumido por seus benefícios de forma equilibrada e conforme a necessidade de cada um”, explica a especialista.
Como consumir ?
Como consumir licuri?
De acordo com Jô, o coquinho pode ser consumido em suas mais diversas formas: verde, maduro, torrado ou caramelizado, podendo virar ingrediente de granola, biscoitos, sorvetes e azeites. Além disso, o minicoquinho também pode sugerir alguns pratos típicos, como feijão, baião de dois, arroz, salgado, cuscuz e farinha.
A nutricionista destaca que o licuri é um alimento tão diversificado que é possível aproveitar, basicamente, tudo nele. As folhas presentes na palmeira podem servir em fabricações artesanais, como sacolas e chapéus.
“Sua amêndoa, por constituir-se boa parte de óleo, é muito utilizada na culinária para a produção de óleos, como o óleo de coco, além da confecção de doces, como a cocada de licuri, licores e até mesmo leite, conhecido como ‘leite de licuri’“, explica.
Saiba mais: 7 benefícios ao consumir óleo de coco
Quantidade recomendada
Ainda segundo Cris, a quantidade recomendada de licuri é muito individual e depende da composição da dieta estipulada e do seu objetivo alimentar. Mas, em média, 20g é o suficiente. Segundo o nutrólogo, acima de uma certa quantidade exagerada, pode ser que você já não consiga absorver todos os seus benefícios adequadamente.
Onde encontrar ?
Onde encontrar o licuri?
O licuri pode ser encontrado tanto em maiores quantidades, comuns em empórios de produtos naturais ou através de vendedores locais das regiões típicas, quanto pela internet, vendido a granel e em menores quantidades.
Contraindicações
Não existe nenhuma contraindicação severa quanto ao consumo do licuri. No entanto, a nutricionista alerta para que pessoas que não metabolizam bem os lipídios ou que possuem contraindicações de alimentos com alto teor de fibras não consumam o alimento.
Referências
Dr. Jô Furlan, especialista em nutrologia - CRM 84407/SP
Dra. Cris Ribas, especialista em nutrição - CRN 348747/SP