Graduada em nutrição pela Faculdade Anhanguera/GO em 2013 e pós graduada em nutrição esportiva funcional pela Universida...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Nozes?
A noz é um fruto seco derivado da árvore Nogueira, originária da região da Pérsia. Trata-se de uma oleaginosa, da mesma família da avelã e da castanha-de-caju, rica em ômega 3, anti-inflamatórios e antioxidantes. Seu consumo traz benefícios como o controle dos níveis de colesterol no sangue e a prevenção de doenças cardíacas.
Propriedades
As nozes são abundantes em propriedades nutricionais, como explica Aluani Carvalho, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais. “[A noz] é rica em vitaminas e minerais como a vitamina C, vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, cálcio, zinco, cobre, potássio, manganês e L-arginina”.
Saiba mais: Essa é a quantidade de NOZES que você deve comer todo dia para evitar doenças e viver mais
Benefícios
Os principais benefícios das nozes são:
Reduz o colesterol ruim
A ação antioxidante da noz pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Um estudo, publicado no periódico Nutrients, realizado com adultos com mais de 60 anos, apontou que os níveis de colesterol LDL reduziram após o consumo de nozes.
Previne doenças cardíacas
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da noz atuam como protetores cardiovasculares pois ajudam a melhorar a função do endotélio, revestimento dos vasos sanguíneos. O ômega 3, presente na oleaginosa, ainda auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, como arritmia, como indica um artigo divulgado no Cochrane Reviews.
Atua na saúde cerebral
A noz é uma forte aliada da saúde cerebral. Isso porque suas propriedades antioxidantes reduzem o estresse oxidativo, protegendo o cérebro de danos provocados pelos radicais livres, prevenindo o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.
Promove o funcionamento intestinal
As fibras associadas a outros componentes da noz, como o ômega 3, favorecem a proliferação de bactérias benéficas para o funcionamento intestinal, ajudando a evitar a constipação.
Controla a pressão arterial
Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, indicou que o consumo de nozes na dieta pode ajudar a reduzir os níveis da pressão arterial. Isso porque a oleaginosa possui magnésio, mineral que ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, e polifenóis, que melhoram a circulação de sangue.
Melhora o desempenho muscular
As nozes são alimentos ricos em proteínas, que promovem o crescimento muscular associados a uma rotina de exercícios físicos. Já os polifenóis e o ômega 3 presentes na noz ajudam a acelerar a recuperação muscular e reduzem as dores após os treinos.
Como consumir ?
A noz é um ingrediente versátil, que pode ser consumido in-natura, torrada ou incorporadas em receitas. “Podem ser consumidas com frutas, iogurtes, granolas, adicionadas em bolos ou como um snack saudável”, indica a nutricionista.
Saiba mais: Consumir nozes pode te ajudar a viver mais, segundo estudo
Contraindicações
As nozes não devem ser consumidas por pacientes com alergia a castanhas ou outras oleaginosas e com sensibilidade intestinal. “Em pacientes com alterações intestinais devido à quantidade de gordura presente na castanha, ou pacientes com síndrome do intestino irritável, elas podem aumentar gases e desconfortos”, orienta Aluani.