PUBLICIDADE

Parar de comer fast-food pode causar sintomas de abstinência, diz estudo

Pesquisadores notaram efeitos semelhantes aos sentidos por usuários de drogas ou alcoólicos

Parar de comer fast-food (alimentos processados ricos em gorduras, sal e açúcar) da dieta pode ser um hábito bem difícil de abandonar. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que cortar esses alimentos pode causar às pessoas que os consomem em excesso sintomas semelhantes aos de abstinência de drogas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Enquanto os sintomas de abstinência tendem a aparecer em pessoas que param de fumar tabaco, de beber álcool ou de usar drogas, o estudo publicado no jornal científico Appetite revelou que os mesmos sintomas também foram percebidos em pessoas que pararam de comer junk food.

De acordo com o estudo, a sensação de abstinência é mais relevante entre o segundo e quinto dia após a alteração na dieta e, com o passar da semana, diminui. Normalmente, os sintomas de abstinência são dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade e, em alguns casos, até depressão. Tais processos no cérebro são o que geralmente faz uma pessoa suscetível à recaída.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isso tudo porque normalmente essas comidas ricas em açúcares e gorduras liberam um hormônio chamado dopamina, responsável pela sensação de bem-estar imediata e prazer. Por isso, preparamos uma lista com 10 alimentos saudáveis que também podem suprir esse desejo e te deixar mais feliz!