Especialista em produção de conteúdo nas áreas de ciência, esportes, saúde e alimentação.
Até agora já são mais de 1500 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) e cerca de 25 mortes registradas. Esse número segue crescendo no Brasil e no mundo, por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é ficar em casa para evitar a disseminação da doença. Isso significa diminuir a circulação, mas como fazer isso quando se precisa, por exemplo, comprar alimentos?
Nesse contexto, a nutricionista clínica Fernanda Dainez deu dicas em seu Instagram de como manter a alimentação equilibrada nesse momento de distanciamento social tão importante. A profissional também indicou rever o que estamos comendo para não entrar no que ela chamou de "pânico nutricional". Confira abaixo os seis tipos de alimentos mais indicados para comprar durante a quarentena:
Alimentos que duram mais
- Iogurte natural
- Raízes
- Grãos
- Cereais
- Frutas
- Oleaginosas.
1- Iogurte natural
É possível fazer com poucos ingredientes como leite desnatado.
2- Raízes
Mesmo fora da geladeira duram por aproximadamente 10 dias. São elas: batata, cenoura, beterraba, nabo, gengibre, mandioca, inhame.
3- Grãos
Feijão, lentilha, grão de bico, soja são ótimas fontes de proteínas, principalmente para diminuir o consumo de carne. Aproveite receitas como falafel, quibe de lentilha, hambúrguer de feijão, pasta de grão de bico, etc.
4- Cereais
São eles: farinhas, macarrão, arroz, aveia. "Não tem problema comer carboidrato. A restrição de alimentos nesse momento, mais o isolamento social e a ansiedade não fazem bem. Procure receitas de biscoitos salgados e doces, de outros jeitos de fazer o arroz, use outras farinhas", aconselha a nutricionista.
5- Frutas
Dá para ir ao mercado ou à feira apenas a cada 10 dias! A dica é comprar metade das frutas verdes e metade maduras. Se estiver percebendo que alguma já está próxima de estragar em casa, bata tudo, faça um suco ou sorvete e congele!?
6- Oleaginosas
Por possuírem nutrientes que melhoram o humor e disposição, são uma boa opção também. Exemplos: nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelã, dentre outras.
Alimentos congelados
8 alimentos que podem ser congelados sem perder nutrientes
Congele os alimentos do jeito certo e não perca os nutrientes
7 alimentos que você guarda na geladeira mas não deveria