Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
O glúten é uma proteína presente em grande parte das massas e cereais que compõem a dieta da população - sendo encontrada no trigo, na aveia e na cevada. Ela é responsável, principalmente, por dar elasticidade às receitas, como no caso de pães, bolos e biscoitos.
Para pessoas com intolerância ao glúten ou diagnosticadas com a doença celíaca, o consumo dessa proteína é particularmente perigoso, podendo causar diarreia, fortes dores abdominais e flatulência. Por isso, é importante reconhecer os alimentos que contém esta substância e adotar uma dieta sem glúten.
Confira a lista abaixo de alimentos com glúten para saber se pode incluí-los ou não no cardápio diário - lembrando que é recomendado sempre conferir o rótulo dos produtos (sejam industrializados ou não) antes de consumi-los:
Saiba mais: Esclareça suas dúvidas sobre os prós e contras do glúten
Alimentos com glúten
- Farinhas e cereais
- Massas e pães
- Embutidos, empanados e processados
- Sopas instantâneas e molhos prontos
- Bebidas com malte e cevada.
Farinhas e cereais
Apesar de serem ricos em fibras, minerais e proteínas, as farinhas e os cereais são alimentos que costumam ter a maior composição de glúten. Entre os principais alimentos que contém a proteína, estão:
- Farinha, germe ou farelo de trigo
- flocos e farinha de aveia
- centeio
- cevada
- malte
- barrinha de cereais
Além disso, é preciso se atentar, pois esses ingredientes se encontram nos mais diversos tipos de alimentos. O recomendado é sempre ler a composição nutricional na embalagem dos produtos.
Massas e pães
Quando se fala em restrição ao glúten, os primeiros alimentos a serem cortados da dieta são justamente as massas e os pães. Isso porque o principal ingrediente desses alimentos é justamente a farinha de trigo. Você encontrará glúten em:
- Massas em geral
- biscoitos e bolachas
- bolos
- pães e torradas
- salgados de festa
- cones de sorvete
- donuts
Saiba mais: Oito dicas para tirar o glúten da dieta
Embutidos, empanados e processados
Por ser uma proteína com elasticidade e potencial estabilizador na preparação de alimentos, o glúten é muito utilizado na maioria dos alimentos processados e embutidos. Dentre eles estão:
- Salsicha
- salame
- hambúrguer
- nuggets
- frios
- carnes empanadas
Sopas instantâneas e molhos prontos
Esses alimentos também são conhecidos por conter glúten em sua composição, apesar de existir linhas que não levam a proteína. Algumas opções que estão neste grupo são:
- Sopas desidratadas
- molho pronto de salada
- ketchup
- maionese
- shoyo (molho de soja)
- mostarda
- molho barbecue
- molho teriyaki
Bebidas com malte e cevada
Assim como os alimentos, algumas bebidas também contêm glúten em sua composição, principalmente as alcoólicas. Isso porque muitas delas são à base de malte ou cevada. Dentre elas estão:
- Cerveja
- vodca
- uísque
- gim
- café (alguns tipos)
- achocolatados
Saiba mais: Dieta sem glúten: como fazer e cardápio para emagrecer