Nathalia Gorni é nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Nutrição Clí...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Muita gente adora comer um pãozinho pela manhã ou mesmo no café da tarde, mas se você é daquelas pessoas que amam dar uma variada no cardápio, precisa saber que existem diversos meios de substituir o pão de forma saudável.
“A troca do pão por outros alimentos é indicada também para indivíduos que apresentam intolerância ou alergia ao glúten. Além disso, essa substituição também pode ser interessante em algumas condições clínicas, como na endometriose, por exemplo”, orienta Nathalia Gorni, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde.
Leia também: Feijão é carboidrato ou proteína? Entenda e veja 7 benefícios
Alimentos que podem substituir o pão
1 - Cuscuz de milho
Assim como os pães, o cuscuz de milho possui carboidratos e atua como fonte de energia. Por ser rico em fibras, o ingrediente oferece uma série de benefícios para a saúde digestiva e promove a sensação de saciedade. Como não contém glúten, o cuscuz de milho é excelente para quem sofre de doença celíaca.
2 - Tapioca
Também sem glúten, a tapioca é uma ótima alternativa para aqueles com restrições alimentares. Assim como o pão, ela é uma excelente fonte de carboidratos e fornece energia ao corpo de forma rápida.
3 - Panqueca de banana
As panquecas de banana também são uma excelente fonte de carboidratos, essenciais para o fornecimento de energia para o corpo. Além disso, a banana adiciona naturalmente doçura às panquecas, reduzindo a necessidade de adição de açúcares refinados. Abaixo, veja uma receita superfácil.
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 banana (prata ou nanica) madura
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
- 1 pitada de canela (opcional)
Modo de preparo
Em uma tigela, misture a banana amassada, os ovos, a aveia e a canela até obter uma massa uniforme. Em seguida, coloque a mistura na frigideira antiaderente, ajustando o tamanho da panqueca conforme desejado, sem a necessidade de utilizar óleo.
Leia também: Prata, ouro, maçã, nanica e da terra: veja as diferenças entre os tipos de bananas
4 - Batata-doce
Rica em carboidratos complexos, a batata-doce fornece uma fonte de energia muito semelhante à dos pães. Esse tubérculo também oferece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como fibras e vitaminas do complexo B.
5 - Crepioca
Similar ao pão, a crepioca é uma ótima fonte energética, visto que fornece uma boa quantidade de carboidratos ao organismo. A receita também é perfeita para pessoas celíacas, pois é totalmente livre de glúten. Abaixo, veja o passo a passo da crepioca de chia e ricota!
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de goma de tapioca
- 1 colher (sopa) de semente de chia
- 1 colher (sopa) de creme de ricota
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture todos os ingredientes com um garfo até que a massa fique totalmente homogênea. Com a ajuda de uma colher concha, coloque a mistura em uma frigideira antiaderente e a prepare como se fosse uma panqueca. Com a crepioca pronta, coloque o recheio que preferir e feche em meia lua.
6 - Aipim
O aipim, também conhecido como mandioca, é fonte de carboidratos complexos e fornece energia de maneira semelhante aos pães. “Além de não conter glúten, a raiz apresenta menor carga glicêmica, o que evita o pico de insulina e, consequentemente, o estímulo para acúmulo de gordura no corpo”, explica a nutricionista.
Saiba mais: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição