Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Feito a partir de uma cultura de microrganismos, o kombucha pode trazer inúmeros benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e o auxílio no processo de emagrecimento. Por ser uma bebida saudável e rica em antioxidantes, essa famosa infusão de chás fermentada vem ganhando popularidade nos últimos anos.
Segundo especialistas, o ideal é que se ingira, no máximo, 300 ml de kombucha diariamente. Para variar o seu consumo, é possível explorar uma série de sabores na hora de preparar a bebida, que se encaixam em diferentes partes do dia, como café da manhã, almoço, lanche ou jantar.
Como fazer kombucha
Antes de explorar as receitas, é preciso providenciar o líquido base pronto. Para isso, é necessário que se tenha uma colônia, popularmente chamada de "scoby", que costuma ser adquirida através de doação.
Uma vez tendo essa colônia em casa, o processo de preparar a base do kombucha consiste, basicamente, em deixar o scoby fermentando dentro do chá adoçado por alguns dias. Confira a seguir o passo a passo de como fazer a bebida:
- Leve 1 litro de água ao fogo até ferver
- Adicione o sabor de chá desejado e ferva por 5 minutos
- Coe e acrescente 120 g de açúcar demerara, cristal ou mel
- Misture bem e coe o líquido em um filtro de café
- Deixe esfriar
- Em seguida, coloque o chá frio em uma garrafa e acrescente o scoby
- Tampe a garrafa com um pano de algodão e prenda um elástico no entorno, segurando bem o pano
Após esse processo, deixe o kombucha descansar por uma semana em temperatura ambiente. Nesse período, é necessário conferir a aparência do scoby, que deve estar com aspecto claro e gelatinoso. Ao provar o líquido, o sabor apresentado deve variar entre ácido e adocicado.
Com a base pronta, é possível reservar a colônia para uma próxima produção e guardar a bebida em um recipiente de vidro com tampa. O consumo do kombucha deve ser feito em uma semana, para evitar que ele fique muito ácido e perca suas propriedades.
Receitas de kombucha
A partir da base de kombucha pronta, é possível explorar diversos sabores que vão além da versão original. Confira a seguir uma série de receitas que podem ajudar a variar o consumo da bebida:
Kombucha de gengibre e limão
Raspe fatias da casca do limão e corte o gengibre em pequenas rodelas. Em uma garrafa ou recipiente de vidro, acrescente todos os ingredientes. Em seguida, esprema todo o suco do limão no conteúdo, misturando o líquido com uma colher. Tampe bem o recipiente, evitando a entrada de ar, e deixe o líquido fermentar entre três e sete dias. Após esse período, abra a garrafa cuidadosamente e libere a quantidade de gás produzida. Depois, é só consumir.
Kombucha com chia
- 2 colheres de sopa de semente de chia
- 1 copo de água filtrada
- 500 ml de kombucha
Adicione a chia ao copo d'água, deixando descansar por uma hora, até que as sementes aumentem de tamanho. Depois, acrescente a mistura e a kombucha em uma garrafa limpa de vidro. Sirva em seguida.
Kombucha de fruta
- 300 ml de kombucha
- 100 ml de suco natural de fruta
Essa variação pode ser feita com a fruta de sua preferência, como morango ou manga. Para aproveitar essa receita, basta misturar o kombucha e o suco num recipiente de vidro, deixando o líquido descansar por 24 horas antes de consumir a bebida.
Suco detox com kombucha
-50 ml de água;500 ml de kombucha fermentado;2 maçãs;2 fatias de gengibre;2 folhas de couve
Para quem é adepto do famoso suco detox, também é possível mesclar o sabor do kombucha à bebida. O primeiro passo é bater no liquidificador as maçãs, a couve, o gengibre e a água. Depois, coe e misture o líquido com o kombucha já preparado. Deixe fermentar por 24 horas e sirva em seguida.
Kombucha de uva preta
- ½ copo de uvas pretas
- 500 ml de kombucha
Em um processador de alimentos, bata as uvas até que se forme uma pasta. Em seguida, misture com o kombucha em uma garrafa de plástico limpa, deixando um espaço de 5 cm entre o líquido e a tampa do recipiente. Feche bem e armazene o conteúdo num local escuro em temperatura ambiente. Após 48 horas, a garrafa deve ficar rígida. Então, basta servir.
Kombucha de café
- 1 colher (sopa) cheia de café solúvel
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 500 ml de água
- Scoby
Nessa versão, o kombucha será preparado do zero. Para isso, o primeiro passo é preparar o café como de costume, de acordo com sua preferência. Depois de frio, adicione o açúcar ao líquido, misturando bem em um recipiente de vidro. Acrescente o scoby e deixe descansar por três dias, tempo recomendado para a fermentação. Então, é só consumir.