Médico Cirurgião, Nutrólogo e autoridade renomado na América Latina em nutrição esportiva. Graduado em Medicina pe...
iRedatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
A taurina é o apelido do ácido 2-aminoetanossulfônico e é um dos aminoácidos não essenciais ao corpo humano - isso porque é produzida na fase adulta em humanos e encontrada com maior abundância em demais alimentos - como carne, peixe e leite.
Para que serve a taurina
A taurina apoia o desenvolvimento neurológico e ajuda a regular o nível de água e sais minerais do sangue. Contribui também ao desenvolvimento do sistema nervoso e desintoxica o organismo, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo.
Fortalece e aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do coração. Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam as membranas celulares. É um estabilizador da membrana e modulador da homeostasia do cálcio. E, ainda, tem clara relação com o desenvolvimento pré-natal e pós-natal dos sistemas nervoso e visual.
Benefícios da taurina
- Aliada dos músculos;
- Previne o diabetes;
- Boa para o coração;
- Ação diurética;
- Boa para a imunidade.
Aliada dos músculos: A L-Taurina desempenha um papel importante na produção de óxido nítrico, um gás natural no corpo humano que aumenta o fluxo sanguíneo para o músculo esquelético. Como resultado, há o aumento do fluxo sanguíneo e um maior fluxo sanguíneo significa mais oxigênio e mais nutrientes para os músculos. Ainda, a taurina acelera a recuperação e reduz o cansaço muscular.
Previne o diabetes: A taurina é um aminoácido importante para o ser humano e se concentra nas células alfa do pâncreas. Ela melhora o funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos. Estudos revelam que a taurina modula o controle parácrino, no qual um hormônio produzido por uma célula controla a atividade da célula vizinha, a insulina, favorecendo maior ou menor secreção do hormônio dependendo do caso. Desta forma ajuda a prevenir o diabetes.
Boa para o coração: Em alguns casos, o médico receita o uso de suplementos de taurina que podem auxiliar na redução dos níveis de homocisteína, um aminoácido que aumenta o risco de doenças do coração quando detectados em níveis elevados. Além disso, suplementos à base de taurina estabilizam os níveis de colesterol no sangue.
Saiba mais: Quando o consumo de suplementos é realmente necessário
Ação diurética: Um dos grandes benefícios da taurina é seu efeito diurético. Como essa substância impede a entrada de sódio em excesso no organismo, ela exerce um ótimo efeito diurético.
Boa para a imunidade: A taurina é benéfica para o sistema imunológico. Isto porque as pesquisas demonstraram que a taurina, no sistema imunológico, modula a ação de células T e reduz a presença de neutrófilos no processo inflamatório. Outras pesquisas apontam que a taurina pode ter um efeito antioxidante.
Benefícios em estudo da taurina
Pode ajudar no tratamento da doença de Alzheimer: Pesquisadores revelam que os níveis de memória caem com a idade, especialmente àqueles que sofrem com a doença de Alzheimer. Uma futura aplicação terapêutica da taurina para diminuição desta redução depende dos resultados positivos de testes que estão, por enquanto, sendo aplicados em ratos e ainda não se pode afirmar efetivamente que a taurina representa a cura neste tipo de tratamento.
Quantidade recomendada de taurina
A quantidade a ser ingerida vai depender do seu objetivo e, portanto, deve-se buscar a orientação do médico ou nutricionista antes de ingerir os suplementos de taurina. A dosagem recomendada de taurina varia de 3 a 6 gramas por dia.
Alimentos ricos em taurina
Os principais alimentos ricos em taurina são aqueles que possuem boas quantidades de proteína como:
- Peixes;
- Frutos do mar como mariscos e ostras;
- Aves como carne escura de frango e peru
- Carne bovina;
- Beterraba;
- Nozes;
- Feijão.
Suplemento de taurina
Os suplementos de taurina existem em forma de cápsulas ou pó. Eles ajudam a diminuir as perdas de proteína e maximizar o aproveitamento de proteínas ingeridas.
A taurina, geralmente, é utilizada em suplementos alimentares, combinada a creatina, para potenciar o crescimento muscular durante treinos de musculação. Estudos sugerem que a suplementação de bebidas energéticas ajudam a melhorar o desempenho do esportista e do atleta.
É importante consultar um médico ou um nutricionista antes de começar a consumir o suplemento de taurina.
A L-Taurina é uma substância totalmente benéfica para o organismo humano, desde que seja utilizada na dosagem recomendada e com o auxílio de profissionais da nutrição. É importante manter uma alimentação equilibrada enquanto ingere a taurina. É interessante ingerir a taurina antes da prática de exercícios.
Riscos do consumo em excesso
Ainda não existem relatos de toxicidade com taurina. Contudo, é importante não ultrapassar a quantidade recomendada da substância.
A taurina nos energéticos
A taurina está presente em diversas bebidas energéticas. Ela funciona minimizando ou, até de certa forma, atuando como antídoto para alguns efeitos das outras substâncias presentes nos energéticos.
Entre os benefícios da taurina está o fato dela minimizar os efeitos do sistema nervoso simpático, que é diretamente afetado pelas altas doses de cafeína presente nos energéticos.
Na fórmula dos energéticos também estão presentes os carboidratos (glucoronolactona), o que pode levar ao ganho de peso e aumento do risco de desenvolvimento de diabetes. Alguns trabalhos sugerem que a taurina, também, melhora a sensibilidade a ação da insulina.
Saiba mais: Você pensa que energético é água? Mitos e verdades da bebida
Fonte consultada:
Médico nutrólgo Euclésio Bragança, especialista em nutrição esportiva e fundador da Integralmédica