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Taurina é aliada dos músculos e boa para o coração

Aminoácido também melhora a imunidade, tem ação diurética e previne o diabetes

Esclareça suas dúvidas sobre a taurina - Foto: Shutterstock/Rocksweeper
Esclareça suas dúvidas sobre a taurina - Foto: Shutterstock/Rocksweeper

A taurina é o apelido do ácido 2-aminoetanossulfônico e é um dos aminoácidos não essenciais ao corpo humano - isso porque é produzida na fase adulta em humanos e encontrada com maior abundância em demais alimentos - como carne, peixe e leite. Ela apoia o desenvolvimento neurológico e ajuda a regular o nível de água e sais minerais do sangue. Contribui também ao desenvolvimento do sistema nervoso e desintoxica o organismo, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo. Fortalece e aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do coração. Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam as membranas celulares. É um estabilizador da membrana e modulador da homeostasia do cálcio. E, ainda, tem clara relação com o desenvolvimento pré-natal e pós-natal dos sistemas nervoso e visual.

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Afinal, para que serve a taurina? Embora seja um produto final do metabolismo dos aminoácidos sulfurados, essa substância é também comumente obtida a partir da dieta. Afinal, a taurina está presente na maioria dos alimentos de origem animal. Por outro lado, está ausente ou presente em níveis mais baixos na maioria dos alimentos de origem vegetal. Vale ressaltar ainda que bebidas enriquecidas com taurina são populares há décadas no Japão.

Benefícios da taurina

Aliada dos músculos: A L-Taurina desempenha um papel importante na produção de óxido nítrico, um gás natural no corpo humano que aumenta o fluxo sanguíneo para o músculo esquelético. Como resultado, há o aumento do fluxo sanguíneo e um maior fluxo sanguíneo significa mais oxigênio e mais nutrientes para os músculos. Ainda, a taurina acelera a recuperação e reduz o cansaço muscular.

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Previne o diabetes: A taurina é um aminoácido importante para o ser humano e se concentra nas células alfa do pâncreas. Ela melhora o funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos. Estudos revelam que a taurina modula o controle parácrino, no qual um hormônio produzido por uma célula controla a atividade da célula vizinha, a insulina, favorecendo maior ou menor secreção do hormônio dependendo do caso. Desta forma ajuda a prevenir o diabetes.

Boa para o coração: Em alguns casos, o médico receita o uso de suplementos de taurina que podem auxiliar na redução dos níveis de homocisteína, um aminoácido que aumenta o risco de doenças do coração quando detectados em níveis elevados. Além disso, suplementos à base de taurina estabilizam os níveis de colesterol no sangue.

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Ação diurética: Um dos grandes benefícios da taurina é seu efeito diurético. Como essa substância impede a entrada de sódio em excesso no organismo, ela exerce um ótimo efeito diurético.

A taurina é boa para a imunidade - Foto: Getty Images
A taurina é boa para a imunidade - Foto: Getty Images

Boa para a imunidade: A taurina é benéfica para o sistema imunológico. Isto porque as pesquisas demonstraram que a taurina, no sistema imunológico, modula a ação de células T e reduz a presença de neutrófilos no processo inflamatório. Outras pesquisas apontam que a taurina pode ter um efeito antioxidante.

Benefícios em estudo da taurina

Pode ajudar no tratamento da doença de Alzheimer: Pesquisadores revelam que os níveis de memória caem com a idade, especialmente àqueles que sofrem com a doença de Alzheimer. Uma futura aplicação terapêutica da taurina para diminuição desta redução depende dos resultados positivos de testes que estão, por enquanto, sendo aplicados em ratos e ainda não se pode afirmar efetivamente que a taurina representa a cura neste tipo de tratamento.

Quantidade recomendada de taurina

A quantidade a ser ingerida vai depender do seu objetivo e, portanto, deve-se buscar a orientação do médico ou nutricionista antes de ingerir os suplementos de taurina. A dosagem recomendada de taurina varia de 3 a 6 gramas por dia.

Alimentos ricos em taurina

Os principais alimentos ricos em taurina são aqueles que possuem boas quantidades de proteína como: peixes, frutos do mar como mariscos e ostras, aves como carne escura de frango e peru e carne bovina. Alguns alimentos de origem vegetal como beterraba, nozes e feijão também contam com taurina, porém, em menor quantidade.

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Suplemento de taurina

Os suplementos de taurina existem em forma de cápsulas, ou pó, para ingestão oral. Eles ajudam a diminuir as perdas de proteína e maximizar o aproveitamento de proteínas ingeridas. A taurina, geralmente, é utilizada em suplementos alimentares, combinada a creatina, para potenciar o crescimento muscular durante treinos de musculação. Estudos sugerem que a suplementação de bebidas energéticas ajudam a melhorar o desempenho do esportista e do atleta.

É importante consultar um médico ou um nutricionista antes de começar a consumir o suplemento de taurina.

A L-Taurina é uma substância totalmente benéfica para o organismo humano, desde que seja utilizada na dosagem recomendada e com o auxílio de profissionais da nutrição. É importante manter uma alimentação equilibrada enquanto ingere a taurina. É interessante ingerir a taurina antes da prática de exercícios.

A taurina, geralmente, é utilizada em suplementos alimentares combinada a creatina para potenciar o crescimento muscular durante treinos de musculação.

Riscos do consumo em excesso

Ainda não existem relatos de toxicidade com taurina. Contudo, é importante não ultrapassar a quantidade recomendada da substância.

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Combinando a taurina

A taurina, geralmente, é utilizada em suplementos alimentares combinada à creatina para potenciar o crescimento muscular durante treinos de musculação.

A taurina nos energéticos

A taurina está presente em diversas bebidas energéticas. Ela funciona minimizando ou, até de certa forma, atuando como antídoto para alguns efeitos das outras substâncias presentes nos energéticos. Entre os benefícios da taurina está o fato dela minimizar os efeitos do sistema nervoso simpático, que é diretamente afetado pelas altas doses de cafeína presente nos energéticos.

Na fórmula dos energéticos também estão presentes os carboidratos (glucoronolactona), o que pode levar ao ganho de peso e aumento do risco de desenvolvimento de diabetes. Alguns trabalhos sugerem que a taurina, também, melhora a sensibilidade a ação da insulina.

A cafeína é outra substância presente em grandes quantidades nos energéticos. Ela atua no sistema nervoso central como um estimulante direto, deixando nosso cérebro em constante alerta e com mais atenção e concentração, além de diminuir a fadiga mental. A cafeína é largamente utilizada como recurso ergogênico, melhora o desempenho em esportistas e atletas por atuar na elevação da capacidade aeróbica graças à melhor oxigenação muscular, melhorando assim seus rendimentos.

Além deste benefício, a cafeína diminui a percepção de cansaço pelo cérebro do atleta, fazendo com que ele demore um pouco mais para atingir a exaustão. Outro efeito atraente é o termogênico, que, ao transformar a gordura em fonte de energia, gera calor e eleva a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e favorecendo a perda de peso.

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Os problemas do excesso de energéticos

O excesso de energéticos pode causar problemas de saúde, especialmente porque leva ao excesso de cafeína. Doses de cafeína acima de 250 mg/dia já podem representar efeitos colaterais.

Os principais problemas do consumo em excesso de energéticos são:

Fasciculação e tremores musculares: Os níveis elevados de hormônios estimulantes correndo pela circulação fazem as pálpebras e músculos tremerem por uma maior excitabilidade.

Infarto e AVC: As substâncias que conferem excitação também geram constrição das artérias. No cérebro, o aperto pode levar a um derrame. No coração, a um ataque cardíaco.

Erosão dentária: O pH baixo dos energéticos fomenta um desequilíbrio bucal. Assim, o cálcio sai dos dentes, alterando a superfície do esmalte.

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Gastrite: Os hormônios liberados por causa da cafeína favorecem a produção de ácidos no estômago. Isso explica a possibilidade de queimação.

Desidratação: Este problema ocorre pelo aumento da frequência com que a pessoa faz xixi.

Ansiedade e insônia: Isto ocorre pelo efeito da cafeína direto no sistema nervoso central.

Fonte consultada:

Médico nutrólgo Euclésio Bragança, especialista em nutrição esportiva e fundador da Integralmédica