Nutricionista com mestrado em Neurociências e Biologia Celular e especialização em genômica nutricional, nutrição Clínic...
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é lactose?
A lactose é o principal carboidrato do leite de origem animal e está presente também em seus derivados, como queijos, iogurtes, manteiga, entre outros. Também é conhecida como o açúcar do leite, pois proporciona a ele um sabor levemente adocicado. Trata-se de um dissacarídeo, ou seja, uma substância composta por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose.
A substância só está presente no leite de origem animal, pois é produzida exclusivamente nas glândulas mamárias dos mamíferos — incluindo os humanos. A função da lactose é fornecer energia e favorecer a absorção do cálcio no organismo. Isso acontece porque, segundo a nutricionista Thayana Albuquerque, a lactose reage com o oxigênio no interior das mitocôndrias gerando energia celular.
Benefícios da lactose
A lactose possui alguns benefícios para o organismo, como:
- Regula o intestino;
- Melhora absorção de cálcio, magnésio, zinco e manganês;
- Aumenta a resistência a infecções do intestino.
A ingestão de lactose estimula o crescimento de bactérias benéficas do intestino, como as Bifidobacterium e os lactobacilos. "A lactose também reduz o pH intestinal, contribuindo assim para melhor a absorção de minerais como o cálcio, magnésio, zinco e manganês", afirma a nutricionista Thayana.
No trato gastrointestinal habitam bactérias, vírus e fungos — o que também é conhecido como microbiota intestinal —, que trabalham para controlar a proliferação de bactérias ruins para a saúde. Dessa forma, o consumo de lactose é favorável para aumentar a resistência às infecções intestinais.
De acordo com a nutricionista Débora Copelli Lima, o ideal é consumir três porções de leite e derivados para atingir a quantidade de cálcio diária.
Alimentos com lactose
A lactose está presente no leite, seus derivados e alimentos que usam estes ingredientes como, por exemplo:
- Queijos;
- Iogurtes;
- Manteiga;
- Pães;
- Cereais;
- Achocolatados;
- Doces;
- Bolos;
- Biscoitos.
Vale lembrar que, além dos citados acima, existem outros exemplos e cada alimento possui uma determinada quantidade de lactose.
Intolerância à lactose
"Ser intolerante à lactose significa que seu corpo não produz a enzima lactase, responsável pela quebra da lactose. Algumas pessoas já nascem com essa deficiência outras por período de estresse adquire", explica Débora Copelli. Os principais sintomas de intolerância à lactose são:
- Diarreia;
- Náusea e, às vezes, vômito;
- Dor abdominal;
- Inchaço.
Saiba mais: Intolerância à lactose: 4 cuidados que você deve ter com alimentação
Portanto, a lactose pode ser maléfica para os intolerantes. Segundo a nutricionista Thayana Albuquerque, quando a pessoa apresenta deficiência na produção da enzima lactase, a lactose é fermentada pelas bactérias do intestino grosso. Essa fermentação da lactose produz muitos gases e, além dos sintomas citados acima, podem ocorrer prisão de ventre, dor de cabeça, perda da concentração, cansaço ou dor muscular.
Teste de intolerância à lactose
O teste de intolerância à lactose é uma das formas de diagnosticar a doença. Nele, o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, tem amostras de sangue colhidas para que sejam medidas os níveis de glicose.
Saiba mais: Intolerância à lactose: por que é comum em pessoas negras?
Diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite
Diferentemente da intolerância à lactose, a alergia ao leite é quando o organismo considera o leite como um corpo estranho, não aceitando as proteínas presentes neste alimento. A alergia ao leite pode causar sintomas parecidos com a intolerância à lactose, por isso o problema pode ser facilmente confundido, mas cada um tem um mecanismo diferente.
Os sintomas da alergia ao leite incluem:
- Urticária;
- Inchaço;
- Coceira;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Diarreia;
- Dor de barriga;
- Gases.
Qual a diferença entre lactase e lactose?
É comum que as pessoas confundam lactase com lactose, pois são palavras muito parecidas. No entanto, lactase é a enzima presente no organismo e, como dito anteriormente, quando a pessoa tem deficiência dessa enzima significa que ela é intolerante à lactose.
É possível fazer a suplementação da enzima lactase, que consiste na ingestão de comprimidos prontos capazes de digerir a lactose dos alimentos. Basta a pessoa ingerir minutos antes das refeições para que ela possa comer alimentos derivados do leite.
Lactose engorda?
A nutricionista Débora Copelli desvenda que a lactose por si só não engorda. Na verdade, o que engorda é o valor energético do produto consumido. "O leite sem lactose pode engordar até mais do que o leite normal, já que o seu índice glicêmico é mais alto", completa a nutricionista Thayana Albuquerque.
Referências
- Nutricionista, Débora Copelli Lima - CRN: 53692
- Nutricionista, Thayana Albuquerque - CRN: 4571.