Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Passar horas no videogame ou jogando no computador - seja para quem trabalha com isso, como gamers, ou mesmo só por entretenimento, exige alguns cuidados. Isso vale tanto para crianças como para adultos, e o alongamento pode ter um papel importante, principalmente na prevenção de lesões.
Para crianças, o hábito de jogar pode ajudar a impulsionar na aprendizagem. Isso porque, o videogame é capaz de fortalecer habilidades cognitivas, como a memória, o raciocínio, as noções de espaço e a percepção. Porém, independente disso, é preciso tomar alguns cuidados para que o hábito não traga malefícios à saúde.
Segundo a fisioterapeuta Polhianna Simão, os jogadores precisam ter um cuidado especial com a coluna. "Nos últimos anos, houve um grande aumento de índice de dores e desvio na coluna devido à má postura muitas vezes adotada quando sentado".
Por isso, uma dica que a especialista dá para quem joga videogame, é sempre prestar atenção no posicionamento. "Sentar reto, encostar bem a coluna e procurar sempre fazer alongamentos é essencial", explica.
Dentre as lesões que mais têm surgido por conta má postura adotada durante as partidas, as principais diagnosticadas são:
- Escoliose: Deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação de vértebras, a chamada "giba".
- Lombalgia: Inflamação na lombar, cuja dor pode se estender para a região das nádegas e face posterior das coxas. Pode vir acompanhada da cervicalgia, uma inflação no pescoço que resulta em dor nos ombros e pescoço.
- Tendinite: Inflamação ou lesão nos tendões, caracterizada por dor e inchaço que pode afetar qualquer parte do corpo. No caso de quem joga videogame, as partes mais afetadas são as mãos e os ombros, devido aos movimentos repetitivos.
Alongamento para amenizar impactos do videogame
Para quem costuma passar bastante tempo jogando, a recomendação da fisioterapeuta é que, entre um jogo e outro, seja reservado um tempo para realizar pequenos alongamentos.
"Hoje já é comprovado que mais de 80% da população mundial terá futuramente algum problema de coluna, e na maior parte dos casos o problema é ocasionado simplesmente pela falta de alongamento", alerta.
Além dos alongamentos entre as partidas, uma dica sugerida por Polhianna é que o jogador também cuide da alimentação e se hidrate. Mesmo que estas ações não impactem de forma direta na postura, são fundamentais para se manter saudável.
A prática de atividade física também faz diferença, assim como para quem não joga. Entretanto, o exercício recomendado para quem passa muito tempo sentado, seja jogando ou não, é o pilates.
A modalidade é capaz de oferecer maior consciência corporal, ajudando o jogador a prestar mais atenção na sua postura enquanto joga. Além disso, o pilates ajuda a alongar e fortalecer o corpo, bem como tratar ou prevenir futuras lesões.
A caminhada também é uma atividade recomendada pela fisioterapeuta, principalmente se as aulas de pilates estiverem fora de sua realidade. Mas ainda assim, é possível realizar alguns exercícios do pilates em casa. Confira abaixo 3 exercícios do pilates para fazer em casa e fortalecer costa e abdômen:
Alongamento em casa
6 dicas para fazer alongamento de forma correta
Alongamento para coluna: 8 exercícios simples para fazer em casa
Alongamento para aliviar as dores nas costas