Nutricionista pela Universidade Nove de Julho e pós-graduanda em Nutrição Esportiva pela Faculdade Unileya. Atende adult...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Nesta segunda-feira (27), Wanessa Camargo revelou que teve bulimia e anorexia quando ainda estava no auge da carreira. Em entrevista ao podcast do G1, a cantora de 41 anos de idade, explicou que os distúrbios alimentares começaram em um período em que o público e a mídia exigiam perfeição estética e a comparava com a cantora Sandy.
"Tive bulimia, anorexia. Esse lance me afetou. Lembro de uma manchete que dizia: 'Gordurinha a mais, cantoria de menos'. A galera criticando meu corpo. Musicalmente, a voz da Sandy é completamente diferente do meu timbre. As pessoas diziam que eu queria imitar ela. Nunca foi minha intenção imitá-la. Não tem como, ela é única. Só queria mostrar que eu era única também”, desabafou a cantora.
Leia também: Perigos das redes sociais: sinais de dependência e como diminuir uso
Quais são as causas dos distúrbios alimentares que Wanessa Camargo teve?
Distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, são transtornos psicológicos que podem ser provocados por uma série de fatores, como:
- Culto ao corpo de forma excessiva
- Distorção de imagem física
- Autoestima baixa
- Pressão estética
- Autocrítica
- Familiares com histórico de distúrbios alimentares
Qual a diferença entre bulimia e anorexia?
A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares que afetam tanto a saúde física, quanto a saúde psicológica do paciente. Por serem relativamente semelhantes, é comum que sejam confundidas uma com a outra.
Ao MinhaVida, a nutricionista Karina Gardini explicou a diferença entre as duas condições.
“No caso da anorexia, a pessoa se priva de alimentação ou abusa de dietas e exercícios para emagrecer de forma excessiva, em um quadro que envolve a distorção da imagem do próprio corpo. Já o paciente com bulimia oscila entre comer exageradamente, com um sentimento de perda de controle, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes para tentar impedir o ganho de peso. Os dois distúrbios envolvem a preocupação exagerada com a aparência”.
Leia também: Dismorfia do Instagram: como os filtros afetam a autoestima?
Sintomas de anorexia
- Medo excessivo de engordar
- Ter imagem corporal muito distorcida
- Atrasos na menstruação
- Evitar comer perto de pessoas
- Usar medicamentos que estimulam a evacuação ou a redução do apetite
Sintomas de bulimia
- Preocupação exagerada em perder peso
- Perca do controle ao comer
- Ir ao banheiro imediatamente após as refeições
- Forçar vômito
- Uso de medicamentos que estimulam a evacuação, como laxantes
Como os distúrbios citados acima trata-se de transtornos psicológicos, é fundamental que a pessoa busque ajuda médica e, principalmente, psicológica assim que notar a presença dos sintomas.
Saiba mais: Vergonha de usar biquíni? Veja 4 dicas para superá-la