Sou psicólogo clínico a mais de 10 anos e coach. Presto serviços de terapia individual, terapia de casal, coaching pesso...
iHá dias que não é fácil trabalhar, seja porque aconteceu algo no trabalho ou porque "acordamos com o pé esquerdo" ou até depois de um feriado prolongado, como o Carnaval. Nesses dias temos que buscar forças para não criarmos problemas para nós mesmos, como brigas evitáveis com colegas.
Por mais que nestes momentos seja complicado lidar com outras pessoas, até por que o trabalho muitas vezes envolve um contexto mais estressante, algumas atitudes simples podem evitar esses conflitos e melhorar esta convivência. Veja a seguir quais são elas:
1. Não tome decisões na flor da emoção
Boas decisões são aquelas que foram construídas levando em conta os prós e contras de cada cenário. Geralmente boas decisões são maduras, ou seja, elas vão se confirmando ao longo do tempo. Apesar de uma decisão madura não ser garantia de sucesso, decisões impulsivas tendem a ser ruins e gerar arrependimento. Por esse motivo, evite tomar decisões impulsivas e mais ainda quando estamos em dias não muito bons.
2. Duvide de seus julgamentos
Nos dias que não estamos bem, tendemos a ver o "copo meio vazio" ou olhar o mundo com lentes negras. Nossa percepção é muito influenciada por nossos estados emocionais, assim, se estiver de mau humor é capaz que seus julgamentos sejam mais duros com você mesmo e com os outros. Para evitar problemas, considere que seus julgamentos podem não ser justos e, se tiver a opção, deixe para fazer uma nova avaliação quando estiver em um dia melhor.
Saiba mais: Ambiente de trabalho negativo pode causar doenças
3. Atente para a gentileza ou saia de cena
Nesses dias que você não está bem, há uma inclinação a ficar com o "pavio curto", assim, atente para como está tratando as pessoas e de preferência pense antes de responder a elas, veja se sua resposta será gentil. Caso esteja difícil dar respostas gentis às pessoas, tente se manter fora de conversas, por exemplo, informando seus colegas de trabalho que você tem que trabalhar em algo que precisa de concentração e que gostaria de não ser interrompido(a) e coloque um fone de ouvido para sinalizar que está fora de cena.
4. Opte por atividades mais prazerosas
Se você tiver a opção de escolher as atividades que fará no dia, escolha aquelas que você tem mais prazer em fazer, assim poderá contribuir para diminuir o mau humor.
5. Encurte seu dia de trabalho
Se você tem a opção de controlar seus horários, por exemplo trabalhando com banco de horas, encurte seu dia no escritório. Nos dias que estamos mais mal-humorados é bom evitarmos exposições a situações limite, pois estaremos diminuindo as chances de perdermos o controle. Se puder, escolha fazer algo que te ajude a relaxar.